Memorial da UPF completa um ano de funcionamento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem chega ao Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) pela primeira vez facilmente fica deslumbrado com a estrutura de prédios, organização das ruas e a quantidade de pessoas que circulam por elas. Muitas delas, entretanto, sequer imaginam como surgiu a instituição de ensino que é referência no Norte Gaúcho. Há um ano, visitantes, alunos e professores têm a oportunidade de conhecer as mais de quatro décadas de história da Universidade. O Memorial da UPF apresenta de forma didática e de fácil acesso os principais momentos da história da instituição.

Instalado na rua principal da UPF desde 09 de julho de 2010, quase em frente à Biblioteca Central, o Memorial mantém no acervo painéis informativos, telas multimídia, objetos e artefatos históricos, acervo fotográfico e vídeos institucionais, além de uma galeria com fotos dos ex-reitores da Universidade e um espaço onde estão depositadas as cinzas do primeiro reitor da instituição, Murilo Coutinho Annes, falecido em 2007.

O espaço foi criado com o objetivo de preservar o acervo institucional da UPF e difundir sua memória, facilitando o acesso à comunidade. A visitação ocorre diariamente de forma gratuita, possibilitando ao visitante, conhecer um pouco mais sobre a criação da UPF e o contexto histórico do ensino superior na região.

A visitação ao Memorial UPF é gratuita e pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 10h às 13h30min e das 15h às 19h, e aos sábados das 9h às 11h30min. Escolas ou grupos também podem agendar visitas pelo telefone (54) 3316-8294.

Gostou? Compartilhe