?"nibus da Codepas testam sistema de rastreamento

Iniciou na segunda-feira (11) a instalação do sistema de GPS. Usuários acreditam que essa inovação melhorará o serviço

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Natália Fávero/ON

Dois ônibus da Codepas já estão circulando em Passo Fundo com o Sistema de Rastreamento de Gestão da Frota. As linhas de coletivos Morada do Sol/ São Luiz Gonzaga e Manoel Portela/ Jaboticabal fizeram o primeiro teste para definição da configuração do sistema e tipos de relatórios necessários para o monitoramento da velocidade, itinerário, horário e consumo de combustível. Os relatórios sobre a movimentação dos coletivos serão emitidos a partir de quarta-feira (13), porque a empresa Vigitrack ainda precisa fazer a instalação do software para gerar o balanço. Os demais coletivos e veículos da empresa pública deverão começar a receber o sistema em dez dias.

A frota será monitorada via Internet pelo setor de Gestão de Tráfego da Codepas. Será possível saber se os coletivos estão atrasados ou adiantados nas paradas, se estão seguindo a rota, controlará a velocidade e mostrará se a entrada e saída de passageiros estão sendo feitas fora dos pontos de ônibus.

O coordenador de Transportes da Codepas, André Sartori explicou que o equipamento que coleta os dados é instalado em uma caixa pequena e não é visível aos usuários, motoristas e cobradores. Ele salientou que atrasos e mudanças de rotas serão captadas pelos rastreadores e deverão ser justificadas pelos funcionários. “O sistema não vem prejudicar, mas garantir que o serviço pago pela comunidade está sendo feito com qualidade”, disse Sartori.

A usuária de ônibus, Ernestina dos Santos foi uma das passageiras da linha Morada do Sol/ São Luiz Gonzaga na tarde de ontem (11) e aprovou o sistema. “Será um sistema que melhorará o serviço para nós usuários e o horário será seguido”, disse Ernestina.

O investimento mensal é de R$ 2,3 mil. A empresa possui 14 linhas de ônibus. O rastreamento será implantado nos 33 ônibus, três caminhões de lixo e outros quatro veículos da Codepas. O treinamento dos funcionários que farão o acompanhamento do sistema será feito ainda nesta semana.

O motorista da linha Jaboticabal, Vânio Bortolotti que trabalha a 20 anos nessa função e o cobrador João Carlos Lopes afirmaram que o sistema é bem-vindo. “Vamos ser monitorados e a empresa saberá que estamos cumprindo o nosso trabalho”, disse o cobrador.

Como entrar em contato com a Codepas?
O diretor presidente da empresa pública, Saul Spinelli ressaltou que a comunidade pode entrar em contato com a Codepas para dar a sua sugestão ou fazer reclamações via torpedo através do número (54) 9123-9347, por e-mail ([email protected]), pelo Alô Codepas (3045-1968) e a partir de agosto pelo serviço 0800 que será disponibilizado.

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