Presidente da Capes se reúne com Reitoria e coordenadores de PPGs da UPF

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, esteve na última semana na Universidade de Passo Fundo (UPF), oportunidade em que participou da Aula Magna de 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro). No turno da manhã, ele pode conhecer um pouco mais sobre a UPF e foi recebido pela Reitoria e pelos coordenadores dos oito programas de pós-graduação (PPGs) da instituição.

O reitor José Carlos Carles de Souza agradeceu a visita e a oportunidade de estabelecer um contato direto entre os professores dos PPGS e Guimarães. “É uma alegria recebê-lo e poder mostrar o que esta instituição está fazendo pela ciência. Estamos investindo na pós-graduação e os resultados desse planejamento poderão ser visualizados nos próximos anos”, enfatizou.

Atualmente a UPF conta com oito programas stricto sensu: Agronomia, Educação, Letras, História, Engenharia, Envelhecimento Humano, Odontologia e o mais recente em Projeto e Processos de Fabricação - Engenharia Mecânica. Conforme o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, a instituição já tem encaminhados junto à Capes o projeto do doutorado em Educação e de um mestrado em Medicina Veterinária. “Temos empreendido um grande esforço para crescer na pesquisa e pós-graduação. Nosso planejamento é dobrar o tamanho da Pós-Graduação stricto sensu na UPF nos próximos anos”, afirmou Barcellos.

Guimarães considerou oportuna a visita, já que, de acordo com ele, é importante estar próximo das universidades, dos pesquisadores e dos estudantes. O presidente da Capes conheceu um pouco mais da UPF realizando uma visita ao Campus e assistindo aos vídeos institucional e da pós-graduação. “Acredito que a universidade está muito bem instalada e serve bem aos propósitos de formar quadros para o Rio Grande do Sul e ao país”, considerou.

Sobre o trabalho na Capes, lembrou que neste ano comemoram-se os 60 anos da instituição. “O período é desafiador, temos como meta proporcionar a 75 mil estudantes um intercâmbio internacional em instituições respeitadas do mundo. Além disso, deve ser aprovado o Plano Nacional de Pós-Graduação, que prevê ações para os próximos 10 anos”, enfatizou. Guimarães recomendou à UPF maturar os mestrados, fazer projetos de pós-graduação interinstitucionais e ainda investir nos mestrados profissionais. O presidente ainda esclareceu dúvidas dos professores da UPF quanto a questões como o financiamento da pós-graduação e a avaliação dos programas.

Gostou? Compartilhe