Semana de descanso para o pala

Temperaturas até o final de semana devem permanecer amenas com máximas podendo chegar a 22°C

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de duas semanas de frio intenso, casacos grossos e músculos contraídos para combater as baixas temperaturas, os próximos dias deverão ser mais quentes. Até a sexta-feira as temperaturas máximas podem chegar a 22°C em alguns dias. O calor também causará chuvas. Já no final da tarde de hoje há a possibilidade de ocorrer pancadas.

A elevação das temperaturas começou já na tarde de sábado, quando a temperatura máxima chegou a 21°C. No domingo a variação ficou entre 9°C e 19°C. Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio a terça-feira deverá ser como a segunda. O céu deve ficar parcialmente nublado, com momentos de nublado e possibilidades de chuva no final da tarde e início da noite com a chegada de algumas nuvens mais carregadas. A mínima será de 14°C e a máxima pode chegar a 22°C.

Na quarta e na quinta-feira devido a entrada de uma área de instabilidade associada a existência de nuvens carregadas e a alta umidade relativa do ar cria as condições para a ocorrência de pancadas de chuva de quantidade significativa em áreas isoladas. “Elas serão acompanhadas de trovoadas e relâmpagos, e não se descarta a possibilidade de rajadas de vento de intensidade moderada, mas nada que venha a causar prejuízos”, explica Sampaio. Na quarta-feira, devido à nebulosidade, as temperaturas oscilam entre 12°C e 16°C.

Dia abafado

As temperaturas previstas para a quinta-feira devem variar entre 14°C e 20°C. O dia será mais abafado e o sol deve aparecer em alguns momentos. Também está prevista a ocorrência de chuva. A sexta-feira deve amanhecer com nevoeiro ou garoa, mas as condições devem melhorar no decorrer do período. As temperaturas não entram em declínio e a máxima pode chegar a 20°C. Até o final de semana não está prevista a chegada de novas massas de ar frio.
A chuva registrada no final da tarde e início da noite do domingo chegaram a 5 mm. No total do mês já choveu 41 mm. Isso representa 26% da média para julho que é de 153,4 mm.

Mês frio

As temperaturas registradas até o momento no mês de julho são as mais baixas desde 2001. Nesta semana as temperaturas mais altas não descaracterizam o mês. “Essas temperaturas são típicas do mês de julho. As máximas podem chegar até 24°C sem ser considerado uma anormalidade”, destaca. O aumento da temperatura se deve a mudança da direção dos ventos. “Durante a semana que tivemos frio intenso, tínhamos ventos de quadrante sul e oeste. Trazendo o frio da Argentina e do Pólo Sul. O que houve foi que a partir de sexta-feira os ventos começaram a ter direção nordeste”, explica Sampaio. Com a mudança da direção dos ventos eles começam a trazer o calor do centro do país para o sul.

Plantio do trigo encerrado

O período recomendado para o plantio do trigo encerrou oficialmente no último domingo (10). Conforme o engenheiro agrônomo da Emater Regional de Passo Fundo Cláudio Dóro 99% da área foi plantada até a data limite. Nos 71 municípios atendidos pela regional da Emater a expectativa era plantar 188 mil hectares, um avanço superior a 10% em relação ao ano passado. “O produtor tinha uma estratégia de plantar o trigo cedo este ano, para plantar a soja na melhor época”, lembra. No entanto, as chuvas de junho fizeram com que as atividades de plantio ficassem paradas por cerca de 15 dias, retornando apenas no início de julho.  “Concentramos 40% da área plantada no final da época recomendada. Praticamente 99% foi semeado”, enumera. A parte que ainda não foi plantada se concentra em grandes propriedades e deve ser concluída nesta terça-feira.

Gostou? Compartilhe