O Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso) lançou esta semana um projeto inovador que poderá auxiliar o professor municipal. Pioneiro em todo Estado, o Projeto de Apoio Psicopedagógico de Atendimento ao Professor Municipal vai proporcionar um espaço de escuta a partir do cotidiano escolar ao professor, que embora tenha um compromisso de ensino e preparação com o aluno, também está envolvido em situações cotidianas e precisa ser assistido com mais atenção.
A proposta principal do trabalho é proporcionar um tempo para que esse profissional possa falar e expressar sem julgamentos, as angústias oriundas do papel do educador.
O projeto oferece aos interessados, jogos e vivências grupais e relatos de experiência pessoal e profissional, permitindo liberdade de ação e espontaneidade, que envolvem as desafiantes práticas pedagógicas.
Participam deste projeto: a psicopedagoga e Doutora em Educação, Dra. Iara Caierão e a Mestre em Educação, arteterapeuta e sociodramatisma, Profª Cilene Maria Potrich. De acordo com o presidente do Sindicato, Marcelo Domingues Ebling, essa é uma alternativa viável que o Sindicato está colocando em execução a partir do mês de agosto, de uma idéia concebida no seminário realizado para os professores em 2010. “No encontro foi possível perceber as dificuldades que muitos professores encontram para poder trabalhar suas emoções, e através desse projeto inovador”, disse. O Simpasso estará disponibilizando de 50 consultas para o mês de agosto. As profissionais foram contratadas pelo próprio Sindicato e estarão auxiliando os professores interessados.
Inscrições para interessados devem ser feitas através da sede do Simpasso.