Natália Fávero/ON
Desde a implantação dos contêineres em Passo Fundo, 20 equipamentos foram incendiados por vândalos. Só nesta madrugada, por volta das 4h30, foram três coletores queimados. A empresa Contemar estima um prejuízo de R$ 3,5 mil. Quatro adolescentes que estavam nas imediações foram apreendidos pela Brigada Militar.
Os coletores incendiados estavam localizados nas ruas General Osório, Teixeira Soares e na Avenida Sete de Setembro. Segundo o gerente da empresa Contemar, Claudinei Costela, a polícia conseguiu localizar os suspeitos através de uma denúncia anônima que informou as características dos adolescentes. No entanto, como são apenas suspeitos, eles foram ouvidos e liberados.
A empresa deverá comunicar o fato a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que encaminhará o caso ao Ministério Público Estadual. Caso comprovado o envolvimento dos menores, os pais deles poderão ser responsabilizados pelos atos de vandalismo cometidos pelos filhos e deverão ressarcir os prejuízos da empresa. Atualmente, todos os 700 contêineres já estão instalados. No ano passado foram cinco equipamentos incendiados e neste ano são mais 15. O prejuízo total contabilizado pela empresa é de aproximadamente R$ 25 mil.