Arquidiocese de Passo Fundo terá instalação oficial

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

     Três meses após o decreto de criação, uma cerimônia solene na Catedral Metropolitana, nesta quarta-feira, 13, às 16h, irá marcar a instalação oficial da Arquidiocese de Passo Fundo. O ato deve contar com a presença de todos os bispos da Província Eclesiástica, formada pelas dioceses de Erexim, Vacaria, Frederico Westphalen, alem de Passo Fundo. O arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings também estará presente, além de sacerdotes, prefeitos de toda a região e caravanas de diversas paróquias das dioceses vizinhas. Durante a cerimônia será lida a bula papal e apresentado o distintivo (pálio) de arcebispo, que dom Ercílio recebeu das mãos do papa Bento XVI, durante celebração realizada no Vaticano no dia 29 de junho.

     Para dom Ercílio, o que determinou a criação de três novas arquidioceses no Estado: Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas, foi o crescimento e a exigência das dioceses gaúchas. Determinante também foi a posição geográfica de Passo Fundo, que a tornou um pólo cultural, econômico e religioso. Como Arquidiocese teremos uma ligação mais próxima entre nós e com o Vaticano. Também comemoramos neste mês 60 anos de instalação da Diocese de Passo Fundo, que se deu no dia 22 de julho de 1951.
     
     A população da Arquidiocese de Passo Fundo é de 503.588 habitantes, 47 municípios e 54 paróquias. A Diocese de Erechim tem 218.760 habitantes, 30 municípios e 29 paróquias. A Diocese de Frederico Westphalen com 361.963 habitantes, 56 municípios e 38 paróquias e a Diocese de Vacaria com 197.389 habitantes, 25 municípios e 26 paróquias.  Portanto, a nova Província Eclesiástica terá uma população de aproximadamente 1.500 mil habitantes, com 147 paróquias e mais de 150 municípios.

Gostou? Compartilhe