Bom Jesus recebe feira multidisciplinar

Projeto de extensão da UPF acompanha as famílias dos proprietários de cavalos de carroça da comunidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A comunidade do bairro Bom Jesus recebeu, neste sábado, recebeu o projeto Atenção às famílias de proprietários de cavalos de carroça. Aproximadamente 25 acadêmicos dos cursos da área da saúde da UPF participaram da atividade. Para a professora Monica Krahl, esta é uma oportunidade ímpar para que os alunos possam ver de perto a realidade dessas famílias e consigam colocar em prática aquilo que aprendem na universidade. “Para nós é um momento muito especial porque estamos conhecendo essa realidade, essas famílias, fazendo o diagnóstico. Nós do Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc), trazemos o aluno para que ele possa conviver com a comunidade, para que ele não fique tão afastado, estando só intramuros da universidade conhecendo uma realidade simulada”, afirma Monica, que também é professora do curso de Enfermagem da UPF. De acordo com ela, nesses momentos é que os alunos se inserem na comunidade e conhecem as reais necessidades da população que vão atender no mercado de trabalho.

A participação
Uma das alunas presente na feira foi Luciana Bassani, acadêmica do quarto semestre de Fisioterapia. Ela participa pela primeira vez das atividades e acredita que essa seja uma excelente oportunidade de crescimento. Além de Enfermagem e Fisioterapia, alunos da Medicina, Odontologia, Estética e Cosmética e Nutrição também participaram das atividades. Andressa Nicolau, Regina Fernandes e Maiara Picolotto, são acadêmicas do 5º nível de Nutrição, Camila Boff, do 7º nível. Para elas, o objetivo é que as famílias tenham, a partir das informações repassadas, uma alimentação de qualidade, independente da realidade em que vivem. Para isso, levaram dicas e informações sobre reaproveitamento de alimentos, como cascas, folhas e sementes.

Os alunos da Medicina prestaram informações sobre câncer de mama, hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis e aplicaram um questionário para levantar dados sobre a situação da família. Alunos da Odontologia foram os responsáveis por dicas sobre saúde bucal e mostraram às crianças da comunidade como realizar uma escovação correta. Outras ações estão programadas para que haja um acompanhamento das famílias do bairro Bom Jesus.

Gostou? Compartilhe