Doses da vacina contra H1N1 estão terminando

Município recebeu na semana passada apenas 1,5 mil doses de vacina contra a gripe A. Primeira parcial da vacinação será divulgada hoje

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O município de Passo Fundo já encaminhou este ano para análise em Porto Alegre, 35 amostras de casos suspeitos de Gripe H1N1 de pacientes internados na rede hospitalar local. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado de apenas quatro exames. As poucas doses da vacina contra o H1N1 recebidas na última quinta-feira (07) já foram quase todas aplicadas. Os grupos de risco têm preferência. Os órgãos de saúde do Estado e os Comitês de Enfrentamento à gripe A alertam para a importância da prevenção, uma vez que o vírus está circulando no Estado com 48 casos confirmados e sete óbitos.

A Vigilância Epidemiológica considerou a quantidade de doses recebidas muito pequena em relação ao tamanho da população do município. Por esse motivo, as unidades de saúde foram orientadas a aplicar as doses nos grupos de riscos (crianças menores de dois anos, gestantes, idosos e profissionais de saúde) e em portadores de doenças crônicas. Algumas doses estão sendo reservadas para crianças menores de 9 anos.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Mara Dill disse que não há previsão para recebimento de novas doses. “O laboratório produtor não consegue fazer em grande quantidade e ele já está produzindo vacinas para o próximo ano”, explicou Mara.

Comitê está monitorando a gripe A
No início da próxima semana fará um mês que o Comitê Municipal de Prevenção da Gripe A foi reativado. As reuniões serão realizadas a cada 15 dias ou fora deste período quando haja necessidade de ações imediatas. Em 2009 foram registrados 36 mortes no município, sendo 14 casos de pessoas residentes em Passo Fundo. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica salientou que a vacinação realizada no ano passado, os resquícios de imunidade adquirida pela população, as formas de prevenção e as ações desempenhadas pelo Comitê foram essenciais para que neste ano ainda não tenha sido registrado nenhum caso confirmado. No ano passado foram aplicadas 260 mil doses da vacina contra o H1N1.
Para que Passo Fundo continue livre da gripe A é preciso que as pessoas mantenham a prevenção. A difusão dos cuidados nas escolas também é considerada importante, porque os alunos são multiplicadores de informações.

Marau também reativa Comitê
O Comitê Municipal de Enfrentamento da Gripe A retomou suas atividades no último dia 07 de julho, a convite do Secretário Municipal de Saúde e presidente do Comitê, Rui Carlos Gouvêa. Na primeira reunião foram discutidos temas como a necessidade de prestar orientações de forma permanente à população, para prevenção de infecções respiratórias adotando medidas como a lavagem freqüente das mãos, o uso do álcool gel para limpeza das mãos, a ventilação adequada dos ambientes. Também, evitar aglomeração de pessoas e o afastamento de doentes respiratórios do convívio social até a solução do seu problema de saúde.

O comitê informou ainda que o Tamiflu, antiviral recomendado para o tratamento de casos suspeitos de Gripe A está disponível mediante prescrição médica, no setor de Vigilância em Saúde e na farmácia do Hospital Cristo Redentor.

Gostou? Compartilhe