Censo revela os bairros de Passo Fundo

O centro e a grande Vera Cruz são os bairros mais populosos, conforme a estratificação dos dados

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Gerson Lopes/ON    

O censo demográfico realizado no ano passo pelo IBGE trouxe pela primeira vez, na história de Passo Fundo, dados específicos sobre todos os bairros da cidade.  Ontem à tarde, o órgão divulgou os números referentes à população, sexo e a faixa etária de cada um deles. Em razão da questão geográfica, a área central continua sendo a mais populosa com um total de 25.314 habitantes. A grande Vera Cruz, que compreende os bairros Nonoai, Dona Eliza, Parque Leão XIII, Loteamento São Bento e Vila Hípica, ficou na segunda posição totalizando 19.797 mil habitantes. Logo atrás, vem a região do bairro Boqueirão com 19.500 mil.  

O levantamento demonstra uma redução significativa em relação ao número de habitantes por residência em Passo Fundo. Desde o último censo realizado em 2000, o dado que era de 3,5 caiu para 2,99. Para o chefe do escritório, Jorge Benhur Bilhar, o índice segue a tendência da região sul do país, onde a taxa de fecundidade é de 1.9. “Essa mudança de perfil é resultado do planejamento familiar e, principalmente, da inserção da mulher no mercado de trabalho. São números de países do primeiro mundo” acrescenta.

Bilhar vê a estratificação dos dados por bairros como uma ferramenta indispensável na elaboração de políticas públicas e aplicação estratégica dos recursos. “Identificamos uma grande população de 0 a 4 anos nos bairros. Isso significa a necessidade de mais creches. O poder público tem condições de analisar e saber qual o melhor local para os investimentos. Onde existe demanda de escola, de hospitais, e assim por diante” afirma.

Redução
O levantamento do IBGE aponta para a redução da população em alguns bairros de Passo Fundo. Na Victor Issler, o número caiu de 4.312 para 3.806. No Záchia, a redução foi de 4.790 para 3.342.  Na avaliação de Bilhar, a construção do PAR na vila Vera Cruz, com capacidade para 800 apartamentos, atraiu parte dos moradores do Záchia. 

Gostou? Compartilhe