O frio deve retornar com força total na próxima semana, depois de uma semana de temperaturas amenas. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, a chuva vai permanecer até domingo. Sampaio explica que as temperaturas mais elevadas são comuns em alguns dias do mês de julho. Em uma pesquisa desde 2000 foi constatado temperaturas de 23°C a 27°C. No ano passado, por exemplo, em dois dias foram registrados 26°C. Entretanto, o que preocupa nessa época do ano são as fortes áreas de instabilidade associadas a alta umidade do ar. “São esses dias que parecerem que as paredes dos banheiros, os pisos e as calçadas estão vertendo água”. Essa combinação é propícia para temporais e rajadas de vento com intensidade moderada a forte. Nesta quarta-feira, por exemplo, foram registradas rajadas de 46 km/h, considerada moderada.
Previsão do tempo
Durante a madrugada desta quarta-feira até as 9h havia chovido 24 mm. Somados ao restante dos dias, até agora forma registrados 64,4 mm, o que representa 42% da média, que é de 153,4. Segundo o observador essa área de instabilidade deve permanecer até a noite de sexta-feira e voltando no final do sábado. As temperaturas entre quinta-feira e sexta-feira devem permanecer entre 14°C e 18°C.
No sábado a temperatura entra em elevação e a máxima durante a tarde pode atingir os 25°C. O intervalo de chuva será somente durante o dia. No final da tarde uma área de instabilidade já se aproxima, podendo causar temporal. No domingo chega à região uma nova frente fria, que associada a área de instabilidade deverá trazer novamente a chuva. “Deve ser uma quantidade significativa, como aconteceu nesta quarta-feira”, ressalta. Para a próxima semana, Sampaio adianta que o frio deve retornar. Os indicativos são de temperaturas entre 3°C e 10°C.
Ouça o áudio do observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio na nossa galeria de vídeos |