Núcleo de Justiça Comunitária capacita agentes mediadores

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Núcleo de Justiça Comunitária, que foi inaugurado no último final de semana no bairro Zácchia, é um projeto onde  a comunidade é estimulada a construir e  escolher seus próprios caminhos para a realização da justiça, de forma pacífica e solidária.

Conforme prevê o projeto, os Agentes de Mediação Comunitária e a Equipe Multidisciplinar do projeto, e todos os envolvidos, receberão uma capacitação de 56 horas, pelo Ministério da Justiça e o Município de Passo Fundo.A capacitação será realizada de 18 à 30 de julho na Escola Guaracy Barroso Marinho, no Bairro José Alexandre Zachia. Durante a semana será à noite das 18h às 23hs e nos sábados nos turnos da manhã e tarde. O profissional responsável pela capacitação será o psicólogo, assistente social e advogado argentino Juan Carlos Vezzulla.

Especialista, doutor e mestre na área de Mediação de Conflitos, é consultor em Mediação da ONU e recebeu Medalha à Paz e à Concórdia, é co-autor do Sistema de Ensino à Distância para Conciliadores e Mediadores das Casas da Cidadania, tem publicado diversos livros na área de Mediação. Esse sistema é utilizado em qualquer conflito que possa ser resolvido por meio do diálogo. O Agente de Mediação facilita a comunicação entre as pessoas envolvidas, fazendo questionamento que as levem a refletir, a se posicionar sobre os próprios problemas causados pelo conflito e a se colocar no lugar do outro. A mediação é voluntária e sempre confidencial. Acontece na Sede do Núcleo e nas residências, dependendo da situação.

Conforme trabalho realizado pela Equipe Multidisciplinar do Projeto e Coordenação Gestora Local foram selecionados 20 Agentes de Mediação Comunitária e 10 Suplentes. Estes foram apresentados no último sábado, dia 09 de julho, juntamente com a entrega do espaço que servirá de Sede para o Projeto.

BAIRRO VALINHOS:
1.CRISTIANO DA SILVA DIAS
2.DIONE LUIZ THOMÉ
3.GERCI DA SILVA VARGAS
4.IONE SALETE DA SILVA
5.JANDIR SEBASTIÃO DOS SANTOS
6.LÁZARO ALENCAR FRANTZ BRIZOLA
7.LORECI ÁVILA RIBEIRO
8.MÁRCIA ELIZABETE CORREA DE SOUZA
9.MARLI DA VEIGA
10.ORAIDES DA SILVA ALVES

SUPLENTES

1.CRISTIANE DA SILOVA
2.ZULMARA DE JESUS MORAES RISSON
3.ARMINDA DA SILVEIRA
4.CLELIA GARCIA CALEGARI
5.OSCAR FERREIRA DA SILVA

BAIRRO JOSÉ ALEXANDRE ZACHIA:


1.ANDRÉIA MARIA CARVALHO
2.CINARA APARECIDA NUNES DOS SANTOS
3.JOCELI DAS CHAGAS
4.LETÍCIA CARINE DOS SANTOS CARVALHO
5.LUIZ FERNANDO LEMES FLORÊNCIA
6.MARILENA DO AMARANTE
7.ROSANA CATIA DE OLIVEIRA
8.ROSANE NICKEL DE LIMA
9.SANTA CATARINA DA SILVA
10.TERSINHA ROSELAINE DA SILVA MACEDO

SUPLENTES:

1.CLEUSA RODRIGUES DOS SANTOS
2.JOSIANE GONÇALVES DE ARAÚJO
3.DANIELE DA SILVA MEIRA
4.SUZANA GRAEFF
5.ROSELI SILVA MACEDO DOS SANTOS

Os conflitos que poderão ser resolvidos pelos Agentes de Mediação com o acompanhamento da Equipe Multidisciplinar nos bairros envolvidos dizem respeito a problemas com a vizinhança (limite/barulho/animais), conflitos escolares (pais/professores/alunos/funcionários), conflitos de consumo (compra/venda/prestações).

Assessoria PMPF

Gostou? Compartilhe