Representantes da empresa americana Manitowoc, que está se instalando em Passo Fundo e impulsiona uma nova fase do desenvolvimento econômico municipal, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 13 de julho, com o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza. O diretor da empresa no Brasil Mauro Nunes e a coordenadora de Recursos Humanos Sofia Veríssimo buscaram junto ao reitor uma aproximação entre a empresa e a Universidade, especialmente em virtude da necessidade de recursos humanos exigidos pela Manitowoc. A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Marcos Cittolin.
A Manitowoc está instalando a primeira planta da empresa na América Latina em uma
área de 45 hectares no Distrito Industrial de Passo Fundo. A previsão é que a operação inicie no primeiro trimestre de 2012. O grupo já tem três unidades nos Estados Unidos e fábricas na China, Índia, Rússia, Eslováquia, França, Itália e Portugal. A unidade brasileira será a terceira com alta tecnologia na fabricação de guindastes pesados, repetindo aqui o que é feito somente nas fábricas dos Estados Unidos e Itália. Em 2013 a unidade gaúcha da Manitowoc estará produzindo 80 mil guindastes RT e gruas por ano, com faturamento previsto de R$ 100 milhões e previsão de 25% da produção para exportação.
Geração de empregos
De acordo com Nunes, a previsão da Manitowoc é ter em 2013 pelo menos 340 empregados diretos, a grande maioria ligados à área da engenharia. Para tanto, o interesse do diretor é manter uma aproximação constante com a Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF, em especial com o curso de Engenharia Mecânica.
O reitor José Carlos comemorou o interesse do grupo em aproximar-se da UPF. De acordo com ele, diferentes iniciativas podem ser desenvolvidas atendendo aos anseios da empresa e proporcionando ampliação do mercado de trabalho para os profissionais em formação na UPF. A oferta de disciplinas especiais que proporcionem a formação específica para o trabalho desenvolvido na empresa e mesmo convênios para treinamento de recursos humanos foram alternativas comentadas. “Vamos desenvolver junto ao corpo docente dos cursos de engenharia propostas que atendam aos interesses da empresa”, reiterou o reitor.
O secretário Citolin comemora a instalação da empresa americana, enfatizando que a operação do grupo em Passo Fundo representa uma nova fase do desenvolvimento econômico municipal. “Até agora, estivemos voltados ao setor primário e agronegócio. Nesse momento, damos um salto, alterando a matriz produtiva da economia municipal”, destacou.
Em vias de consolidar parceria
· 1 min de leitura