Expectativa de 25 mil pessoas para Festa de São Cristóvão

Evento completa 50 anos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniella Faria/ON

Acontece no próximo domingo em Passo Fundo a grande Festa de São Cristóvão. O evento com alusão ao Santo, que também dá nome a um dos maiores bairros da cidade, completa neste ano 50 anos. A paróquia de São Cristóvão abrange 25 capelas da região. O pároco Padre Wilson Lill diz que a expectativa é que 25 mil pessoas participem da comemoração. “Participam em média cinco mil veículos e eles sempre estão cheios. Sem falar nas pessoas que vêm a pé”, ressalta.
Algumas atividades especiais estão sendo realizadas para lembrar a data. Uma delas é o uso de uma camiseta alusiva para as pessoas que irão trabalhar no churrasco tradicional. “Também vamos inaugurar a nossa nova churrasqueira. Outra mudança foi a troca dos bancos pelas cadeiras, para os participantes ficarem mais confortáveis”, diz. Para quem quiser participar do churrasco, os ingressos já estão a venda na secretaria da Casa Paroquial, ao preço de R$ 35. O almoço segue o padrão de todos os anos, com um espeto de 2,5 kg. “Provavelmente teremos ainda ingressos no dia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3045 2685”, ressalta.
Quando a parte religiosa, um novo ostensório será utilizado. O objeto que expõe o Santíssimo foi doado por uma senhora da comunidade para celebrar a data especial. A procissão inicia às 07h30 e a celebração começa às 08h30.

Procissão

A procissão de São Cristóvão transforma a Avenida Presidente Vargas em um grande corredor de fé e de exposição da pujança e do fruto do trabalho de homens e mulheres desta  terra. Mostra as  lutas e as conquistas do suor e do trabalho. “Muitas vezes é refletido o significado e o sentido da ressurreição do Senhor Jesus. E, não raras vezes, cai-se em áridas especulações ou duras doutrinas  frias e distantes do cotidiano de homens e mulheres. Olhando para as mãos dos  trabalhadores  e trabalhadoras  percebe-se  as  vitórias  da  vida sobre a morte se materializando a cada  instante. Isto é ressurreição no concreto, no chão onde a vida se faz e se refaz e, teimosamente, busca viver”, diz o padre.

São Cristóvão

O nome de Cristóvão antes do batismo era Kynokéfale (réprobo, malvado). Era natural de Cana, na Palestina. Um verdadeiro Golias, inigualável em força física. Guerreiro por natureza e profissão, com fama de indomável e invencível e solicitado pelos exércitos, embora não fosse oficialmente um soldado.
Cristóvão significa “Aquele que carrega Cristo” ou Porta-Cristo”. De acordo com uma lenda, Cristóvão era gigante com mania de grandeza. Ele supunha que o rei a quem servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Jesus Cristo.

Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. Cristóvão resolveu, então, trocar a mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da força, pôs-se a baldear pessoas.

Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe para que o transportasse à outra margem do rio. À medida que atravessava o rio, o menino pesava cada vez mais em suas costas.

Radiante de alegria, o recém convertido entregou-se totalmente à causa do Evangelho, começando seu apostolado da Galiléia à Síria, iniciando sua pregação na cidade de Samo, com conversões em massa.

Programação
07h30 – Saída da procissão com a participação especial Moto Clube Estradeiros do Sul
08h30 – Chegada da procissão em frente a igreja Matriz São Cristóvão com bênção dos veículos
09h50 – Recepção das imagens dos Padroeiros das 25 comunidades
10h – Missa Solene na Igreja Matriz
12h – Almoço onde será servido churrasco
14h30 – Benção da saúde e objetos religiosos no interior da Igreja, e durante a tarde serão realizados jogos e diversão populares com animação do grupo Código Sul

Gostou? Compartilhe