37 mil doses contra as gripes
Município encerrou oficialmente a campanha de imunização contra as gripe sazonais e H1N1 . Cais e ambulatórios dos bairros ainda possuem vacina contra a H1N1
Redação/ON
Aproximadamente 37 mil doses da vacina contra as gripe sazonais e H1N1 foram aplicadas em Passo Fundo. Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Mara Dill, a vacina que imuniza além da gripe H1N1, outros dois vírus de gripe, foi aplicada nos idosos, indígenas, crianças de seis meses a dois anos incompletos, trabalhadores da área de saúde e gestantes.
Já a vacina que imuniza somente contra o vírus H1N1 foi aplicada em pouco mais de mil pessoas, restando ainda algumas doses nas unidades de saúde dos bairros da cidade. Esta vacina chegou ao município há pouco mais de uma semana com a estratégia de dar oportunidade às pessoas que não estavam enquadradas no calendário oficial do governo federal. Conforme a coordenadora, a procura da vacina foi pequena e por isso ainda existe estoque nos bairros. “A vacina só não está disponível no posto 24 horas, onde o estoque terminou nos primeiros três dias”, disse.
Região
Para os 58 municípios que compreendem a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde foram disponibilizadas 121 mil vacinas, número que, conforme o coordenador regional de saúde, Alberi Grando, foi considerado suficiente para imunizar os grupos de risco da doença. “Com esta cobertura ficamos tranqüilos, pois grande parte da população está imunizada”, disse. No entanto, o coordenador alerta para a manutenção dos cuidados de higiene e evitar aglomerações, especialmente quando apresentar sintomas da gripe, como febre alta súbita, dor no corpo e cansaço.
Das 78 notificações registradas em na região, nove casos ainda estão sendo investigados. Conforme Grando, até o momento 69 notificações foram descartadas e nenhuma foi confirmada.
Estado
No Estado, foram registrados 771 casos suspeitos notificados neste ano, sendo 60 casos confirmados (incluindo oito óbitos), 655 casos descartados e 56 em investigação.
Redação/ON
Aproximadamente 37 mil doses da vacina contra as gripe sazonais e H1N1 foram aplicadas em Passo Fundo. Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Mara Dill, a vacina que imuniza além da gripe H1N1, outros dois vírus de gripe, foi aplicada nos idosos, indígenas, crianças de seis meses a dois anos incompletos, trabalhadores da área de saúde e gestantes. Já a vacina que imuniza somente contra o vírus H1N1 foi aplicada em pouco mais de mil pessoas, restando ainda algumas doses nas unidades de saúde dos bairros da cidade. Esta vacina chegou ao município há pouco mais de uma semana com a estratégia de dar oportunidade às pessoas que não estavam enquadradas no calendário oficial do governo federal. Conforme a coordenadora, a procura da vacina foi pequena e por isso ainda existe estoque nos bairros. “A vacina só não está disponível no posto 24 horas, onde o estoque terminou nos primeiros três dias”, disse. Região Para os 58 municípios que compreendem a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde foram disponibilizadas 121 mil vacinas, número que, conforme o coordenador regional de saúde, Alberi Grando, foi considerado suficiente para imunizar os grupos de risco da doença. “Com esta cobertura ficamos tranqüilos, pois grande parte da população está imunizada”, disse. No entanto, o coordenador alerta para a manutenção dos cuidados de higiene e evitar aglomerações, especialmente quando apresentar sintomas da gripe, como febre alta súbita, dor no corpo e cansaço. Das 78 notificações registradas em na região, nove casos ainda estão sendo investigados. Conforme Grando, até o momento 69 notificações foram descartadas e nenhuma foi confirmada.
EstadoNo Estado, foram registrados 771 casos suspeitos notificados neste ano, sendo 60 casos confirmados (incluindo oito óbitos), 655 casos descartados e 56 em investigação.