Daniella Faria/ON
Depois de dois dias sem chuva, mas com tempo nublado, a área de instabilidade retorna à região. Uma nova frente fria associada a área de instabilidade traz nuvens carregadas nesta quarta-feira. As condições climáticas, segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, estarão favoráveis para a ocorrência de chuva de intensidade moderada a forte e com rajadas de vento. A temperatura continua amena, ficando entre 15°C e 18°C, podendo ter um declínio durante a noite.
Para a quinta-feira a previsão é que o tempo continue chuvoso. Mas no decorrer do dia a área de instabilidade perde força e durante a tarde o sol deve aparecer. A temperatura oscila entre 10°C e 15°C.
Já na sexta-feira os termômetros poderão registrar até 5°C. “Um ar frio e seco que chega a região vai afastar a área de instabilidade e fazer as temperaturas baixarem”, diz. Pela manhã pode ocorrer formação de geada fraca nas partes mais baixas da cidade. O sol deverá predominar e a temperatura se eleva, podendo chegar aos 18°C.
Segundo Sampaio, para o final de semana há um indicativo de tempo firme e seco. A temperatura ficará entre 08°C e 20°C.
Até o momento foram registrados 185 mm de chuva. Isso representa 21% a mais da média prevista, que era de 153,4. Destes, 106 mm foram só neste último final de semana. Sampaio diz que nos últimos anos o mês de julho tem se caracterizado como chuvoso. Em 2010 foram registrados 187 mm e em 2009 o acúmulo foi de 222 mm. “Esse foi diferente na questão da umidade, que está muito alta e a quantidade de chuva significativa em poucas horas”, destaca. Já durante o ano foram registrados 1.247 mm, o que representa 70% da média prevista, que é de 1.780 mm.
Outro fator que o observador meteorológico destaca são as horas de insolação, que estão muito abaixo da média neste mês. “Isso faz que as culturas de inverno e pastagens sejam prejudicadas”, explica. A média de insolação por dia é de nove horas. Entretanto, neste mês, estão sendo registradas somente cerca de cinco horas. “A média do mês é de 153,7 horas neste mês. Já estamos com 20 dias e registramos somente 88 horas”, conclui.