O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) promoveu um debate sobre os direitos dos idosos para os funcionários do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e representantes de órgãos municipais que atuam na área de idosos. A violação dos direitos que estão contidos no Estatuto do Idoso foi a pauta principal do encontro.
Transferir ao público as leis que protegem os idosos foi a intenção de Mônica Menezes Matte, professora de Enfermagem e coordenadora do Centro Regional de Estudos e Atividades para a Terceira Idade (CREATI) da Universidade de Passo Fundo (UPF). “É dever das instituições, conhecerem o Estatuto do Idoso e ampararem os idosos de forma coerente e qualificada. O idoso tem prioridade no atendimento e preferências imediatas, porém todo o cuidado com ele deve ser dado inicialmente na família para posteriormente ser transferido para a sociedade maior”, ressaltou.
O Balcão do Idoso – projeto desenvolvido entre a UPF, Prefeitura Municipal de Passo Fundo e Ministério Público do Rio Grande do Sul – foi representado no encontro pelas Assistentes Sociais Fabiane Galvagni e Raqueli Lima. “É uma oportunidade válida podermos passar para os profissionais que estão na prática os direitos que estão no Estatuto do Idoso. Levar este conhecimento a tona implica na propagação de uma nova forma de tratar nossos idosos, fazendo jus aos seus direitos”, destacou Raqueli.
Direitos dos idosos é tema de debate
· 1 min de leitura