Atendimento especializado está entre prioridades da nova gestão do Comdica

O sargento da Brigada Militar, Evandro Carlos da Silva foi eleito presidente da entidade que protege e fiscaliza os direitos da criança e do adolescente

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

A nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) eleita na quinta-feira (21) tem como meta buscar atendimento técnico para as vítimas de violência e para aqueles que sofrem com a drogadição. Além disso, a entidade pretende aumentar a arrecadação do Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (Fumdica). O presidente eleito, sargento Evandro Carlos da Silva tem experiência na área. Ele já comandou a Patrulha da Infância (Patrin) e atualmente é vice-presidente da Ação Comunitária Contra o Uso do Álcool na Infância e Adolescência (Acom) e comanda o Posto Móvel Comunitário da Brigada Militar.

O Comdica é composto por 26 entidades (13 não governamentais e 13 governamentais) ligadas a área da infância e da adolescência. O Conselho é responsável pela administração do Fumdica que busca viabilizar recursos de diversos segmentos da sociedade em favor da infância e da juventude. A renda provém de parte do dinheiro do imposto de renda. Todo o ano, a entidade promove a campanha “Transforme seu Leão em um Leãozinho”. Na última arrecadação, foram conquistados mais de R$ 400 mil e 22 entidades que desenvolvem projetos foram beneficiadas. “Pretendemos aumentar a arrecadação em 50%. Vamos buscar mais parcerias e fazer um mapeamento das pessoas que são passíveis para contribuição”, explica Silva.
O Comdica está localizado no antigo Quartel do Exército, na rua Teixeira Soares, nas dependências da Semcas. O telefone para contato é o (54) 3312-3070.

Metas

Entre os objetivos da nova gestão é buscar parcerias e projetos para serviço especializado para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso sexual e que sofrem com a drogadição. “Cerca de 80% de casos de violência e de abuso acontece no ambiente familiar. Na questão da drogadição precisamos de serviço que ofereça tratamento e acolhimento desses adolescentes. Vamos buscar recursos e montar uma força-tarefa com entidades parceiras”, afirma o presidente do Comdica.

Primeira atividade

A IX Jornada contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é a primeira tarefa do Comdica. Passo Fundo é uma das sete cidades que receberá a primeira etapa do evento que reúne profissionais da saúde, educação, segurança, conselheiros tutelares, pais e estudantes em diversos municípios gaúchos, tem como finalidade estabelecer diagnósticos e propor soluções para o problema. A Jornada será realizada no dia 29 de setembro.

Composição da nova diretoria do COMDICA:
Presidente: Evandro Carlos da Silva
Vice-presidente: Darcísio Staudt
1ª Secretária: Salete Inês Rambo
2ª Secretária: Luisa Damin Braga
3ª Secretaria: Tania Aparecida do Prado
1° Tesoureiro: Estela Rovani
2° Tesoureiro: Márcio Patussi
Conselho Fiscal:
Titulares: Laura Eliza da Rocha Bordignon
Edênia Victória Cordeiro Lopes
Thais de Almeida Costa
Suplentes:
Maria Revers Pivotto
Vera Samora de Oliveira
Eduardo Vargas Peliciolli

Gostou? Compartilhe