Daniella Faria/ON
A Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí, que participa do carnaval de Porto Alegre, entrará na avenida homenageando a cidade de Passo Fundo, no próximo ano. O tema foi escolhido através da sugestão do carnavalesco passo-fundense Ramon Gadenz. “Foi aberto um concurso para que os carnavalescos enviassem propostas de tema enredo e fui convidado. Investi na minha cidade e enviei de última hora”, conta. Gadenz relembra que ficou surpreso pela escolha. O tema “A onça negra samba e canta Passo Fundo” será apresentado na madrugada do dia 17 de fevereiro, com desfile programado para as 03h30. “A onça negra é o símbolo da escola”, explica. Apesar de o carnaval estar a sete meses de ser realizado os trabalhos já começaram. A sinopse do tema foi entregue e o desenvolvimento do desfile também. “Agora estamos na criação de figurinos, que deve ser entregue no final desta semana. Depois começamos a criação dos carros alegóricos”, explica o carnavalesco.
Quanto ao samba enredo, um concurso também irá escolher o melhor. Qualquer pessoa poderá participar e o vencedor ganhará um prêmio de R$ 2 mil. A definição acontecerá no dia 30 deste mês. Os interessados devem mandar um email para o endereço [email protected]. Na resposta, recebem a sinopse e a ficha de inscrição. Depois o participante deve gravar um cd e enviar uma cópia com a obra pronta até o dia 29.
O tema de Gadenz faz um apanhado geral pela história da cidade. O tema enredo gira em torno de uma lenda indígena, com a formação do povo passo-fundense. “O samba vai contar a história do índio Marau, que era apaixonado por Jaci, a lua. Além da história de amor, também será retratada a chegada dos bandeirantes e dos tropeiros, que pernoitavam às margens do rio Passo Fundo. Nesse momento é contada a lenda do mostro que vivia na beira do rio. As batalhas das tribos dos coroados e guaranis também serão contadas. Em seguida vem a chegada dos negros, com a lenda da Mãe Preta, e a chegada dos imigrantes italianos, espanhóis e alemães.
A partir desse momento, o enredo dá um salto do tempo, contando a chegada do progresso na cidade através dos trilhos dos trens. Fatos marcantes, como a época do Cassino da Maroca, os grandes clássicos de futebol e personagens como a Salomé, de Chico Anysio serão ressaltado. “Personalidades serão lembradas, como Luiz Felipe Scolari, Mirian Postal e Teixeirinha, que estará representado em carro alegórico”, conta o carnavalesco.
Eventos culturais serão lembrados, como o Festival Internacional do Folclore, a Jornada de Literatura, Rodeio, Carnaval de rua e o tradicionalismo. O enredo faz ainda uma prospecção para o futuro, falando de Passo Fundo como pólo de educação, através universidade, e pólo da saúde. “Vamos abordar o parque temático das águas termais que está sendo criado e a BSBios, com o biodisel”, revela.
Gadenz diz que a partir de outubro uma sala, que ainda está sendo escolhida, funcionará como escritório para que as pessoas que queiram participar do carnaval possam escolher os figurinos. “Convidamos toda a população para prestigiar, independente da escola de samba da cidade. Precisamos de todo o apoio”, conclui.