Redação/ON
No mês de agosto, a Prefeitura publica dois editais importantes visando a manutenção e reforma dos prédios que compõem o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, Teatro Municipal Múcio de Castro, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e Academia Passo-fundense de Letras. A primeira licitação, que acontece às 14h do dia 10 de agosto, prevê a reforma a limpeza, manutenção e reforma de calhas, algerosas e telhas dos três prédios. Segundo o secretário de Cultura, Alex Necker, esta reforma é emergencial e é independente das reformas previstas para o Teatro Municipal. “É uma obra urgente, pois o telhado possui diversas infiltrações”, disse.
Já no dia 12 de agosto, acontece a abertura dos envelopes para a licitação da empresa que vai elaborar o projeto executivo elétrico, hidrosanitário, climatização e de prevenção de combate a incêndio do prédio do Teatro Municipal Múcio de Castro. Segundo o secretário, estes projetos vão integrar o projeto de restauração estrutural já realizado em 2010 pelos arquitetos Ana Paula Wickert e Marcos Antonio Leite Frandoloso para restauração do prédio. Necker afirmou que a licitação para a contratação da empresa que vai executar a obra do Teatro deve acontecer até o final do ano.
Restauração
No projeto de restauração do Teatro constam as soluções técnico-construtivas para a recuperação do formato original do telhado e das cores do teatro assim como a reforma de banheiros, a implantação de um sistema de climatização e as adequações de acessibilidade dentro do teatro. Também prevê a manutenção das características arquitetônicas do imóvel, a restauração da pintura externa do prédio, a construção de mais um banheiro, obras de acessibilidade, reformas na iluminação e na parte elétrica, além da substituição do forro.
Recursos
Com cerca de R$ 340 mil oriundos de duas emendas parlamentares da deputada Manuela D'Avila (PCdoB) por meio do Ministério do Turismo, e uma contrapartida do município de R$ 22 mil, a obra para restauração total do Museu deverá ser feita em etapas. Conforme Necker, o município espera, com os projetos prontos, buscar novos recursos do governo federal.