Redação ON
O mês de julho vai terminar com muita chuva. Uma área de instabilidade que chegou ontem a região irá trazer pancadas de chuva forte, rajadas de vento e trovoadas até o final da semana. A informação é do observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivengdonei Sampaio. Até a tarde dessa terça-feira foram registrados 310 mm de chuva no mês. O volume representa 102% a mais do que o previsto, que era de 153,4mm. Quanto a temperatura, mesmo com as temperaturas amenas dos últimos dias, ela continua 1°C abaixo da média, que é de 12,8°C.
A chuva é sempre bem vinda para a comerciante Juliana Beneduzzi. Somente nas últimas semanas foram mais de cem guarda-chuvas vendidos. “As pessoas procuram mais por pequenos e pretos que são básicos, mas ultimamente tem aumentado a procura por guarda-chuvas grandes”. Os preços variam entre R$ 7 e R$ 22.
Para essa quarta-feira a previsão é de tempo nublado a encoberto. Pancadas de chuva devem ocorrer em pontos isolados. “Teremos chuva e períodos de melhoria”, diz. A temperatura começa a entrar em declínio, ficando entre 10°C e 18°C.
Na quinta-feira uma nova frente fria chega a região, trazendo nuvens carregadas e alta umidade relativa do ar. Estão previstas pancadas de chuva forte e rajadas de vento de intensidade moderada a forte. A temperatura deve oscilar entre 13°C e 18°C. A sexta-feira continua com tempo instável e com chuva. “Ainda podem ocorrer pancadas de vento moderadas acompanhadas de descargas elétricas”, ressalta. A temperatura continua amena, ficando entre 13°C e 18°C.
Final de semana
O final de semana também será de tempo nublado. Durante a noite de sábado a temperatura começa a entrar em declínio, podendo chegar aos 8°C, e a máxima não deve ultrapassar os 16°C. O dia será encoberto e com o predomínio de chuva. No domingo o dia continua cinzento e a chuva reduz. “Deverá predominar a garoa e o nevoeiro”. A temperatura oscila entre 08°C e 15°C.