Prefeitura e UPF comemoram aceitação ao Balcão do Consumidor

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O Balcão do Consumidor, iniciado em parceria da Prefeitura Municipal com a UPF em 2006, está em ótima fase no ano de seu 5º aniversário.
Segundo pesquisa realizada neste ano, o número de atendimentos subiu de 2.626 no primeiro semestre de 2010 para 3.108 no mesmo período em 2011.
A demanda, segundo Rogério Silva, professor da Universidade e um dos idealizadores do órgão, aumentou 20% graças ao propósito de mediar conflitos e esclarecer a população em diversas circunstâncias, o que mostra a seriedade da parceria que conta com seis estagiários remunerados da prefeitura, dois da UPF e quatro estagiários voluntários, além dos professores Rogério Silva e Liton Pilau Sobrinho. A Prefeitura Municipal atua através do Procon em todas as mediações.

O Balcão do Consumidor trouxe à comunidade benefícios como o pioneiro no país, Código Municipal de Defesa do Consumidor, pela Lei 222/2009, que tem auxiliado e facilitado consumidores e comerciantes na hora de resolver divergências.

Segundo o secretário de Gabinete, Giovani Corralo, Passo Fundo tem sido modelo na implementação de política consumerista focada na defesa do consumidor. “Numa sociedade marcada pelo consumo cada vez maior das pessoas, é fundamental um instrumento de defesa do consumidor”, afirmou.

O Balcão, além da criação da lei do consumidor, inovou também na criação de uma revista ilustrada com um personagem chamado “Tchê Consumidor”, com dicas importantes à comunidade. De acordo com Rogério Silva, em setembro será criada a unidade móvel do Balcão, que percorrerá os bairros e a região levando comodidade aos consumidores, com agendamento prévio, na preparação e acompanhamento de processos importantes.

O Balcão atende a comunidade das 12h às 17horas, no campus 3 da UPF, na Avenida Brasil, em frente ao Teatro Municipal Múcio de Castro.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMPF

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