Redação/ON
Julho irá terminar com fortes pancadas de chuva. O mês que teve semanas inteiras de instabilidade registrou 311 mm de precipitação até a tarde desta sexta-feira, o que corresponde a 103 % a mais do que estava previsto. A média era de 153,4 mm. Entretanto, segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, o mês de agosto, apesar de começar chuvoso, deverá registrar o volume de chuva abaixo da média.
Para esse final de semana a previsão é de tempo instável. A chuva que estava prevista para chegar na última terça-feira e não aconteceu devido à presença de uma massa de ar quente e seco que se instalou na região chegou na madrugada desta sexta-feira. “Percebemos que o tempo chegou a ficar nublado em alguns dias, mas a massa de ar quente e a baixa umidade relativa do ar alteraram as condições meteorológicas”, explica. Com a chegada da massa de ar frio na madrugada dessa sexta-feira já ocorreram pancadas de chuva, que devem predominar durante o sábado e o domingo. Durante a madrugada foram registrados ventos de 35 km/h.
Para esse sábado a previsão é de nuvens carregadas, pancadas de chuva forte e ventos de intensidade moderada. A temperatura terá um ligeiro declínio, ficando entre 13°C e 15°C.
No domingo o tempo não muda muito. Uma nova área de instabilidade chega à região e pode ocorrer chuva forte, com rajadas de vento de intensidade moderada a forte, descargas elétricas e até mesmo queda de granizo. A temperatura fica entre 10°C e 16°C.
O início do mês de agosto também será chuvoso. Na segunda-feira o dia ficará nublado a encoberto. Pancadas de chuva ainda podem ocorrer e a temperatura continua em declínio, ficando entre 10°C e 14°C.
A terça-feira também inicia com o céu encoberto e com possibilidade de chuva. A temperatura continua típica de inverno. A mínima pode chegar a 08°C e a máxima não ultrapassa os 12°C.
Prognóstico
O observador meteorológico revela que recebeu um prognóstico para esse mês de agosto e para o trimestre. De acordo com as análises realizadas, esse ano o tempo não sofrerá intervenções do El Niño e nem La Niña.
A previsão é que em agosto a chuva fique abaixo da média, que é de 165,7 mm. A temperatura média, de 14°C, também não será ultrapassada. “Isso significa que o mês vai ser frio. A média da temperatura mínima é de 9,9°C e deverá ficar abaixo disso”, explica.
Quanto os outros dois meses, setembro e outubro, a previsão é de chuva e temperaturas acima da média. “Esses dois meses são considerados os mais chuvosos do ano”, diz. Em setembro a média de chuva é de 206,8 mm, e a temperatura média fica em 14,8°C. Já outubro tem a média de temperatura em 17,7°C e o volume de chuva de 167,1 mm. “Vale ressaltar, que apesar das temperaturas ficarem acima da média teremos quedas bruscas. Ou seja, podemos ter tardes com até 26°C e durante a madrugada a temperatura cair de 14°C a 16°C”, conclui.