IBGE realiza cadastro para pesquisa socioeconômica

Para investigar as características dos domicílios em Passo Fundo, o IBGE terá que cadastrar quatro mil residências até o final de agosto

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) tem como finalidade a produção de informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. Em Passo Fundo, o IBGE está realizando a primeira fase dos trabalhos listando quatro mil domicílios antes de iniciar as entrevistas. A pesquisa começa em outubro e será utilizada uma amostragem de 300 residências. O levantamento está sendo feito na região central, Vera Cruz, Boqueirão, José Alexandre Zacchia, Cruzeiro, Bom Jesus e São José.

A PNAD é realizada há 44 anos a nível nacional após o Censo do IBGE. Ela investiga características gerais da população, de educação, trabalho, rendimento e habitação e outras, com periodicidade variável, de acordo com as necessidades de informação para o país, como as características sobre migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, segurança alimentar, entre outros temas.

No município, o IBGE tem até o final do mês para realizar a atualização cartográfica das ruas, averiguação dos domicílios (área construída, modificada ou demolida), confirmação do nome do proprietário, identificar questões urbanísticas (pavimentação, meio fio, calçada, bueiros, iluminação, bueiros), entre outros critérios.

Segundo o coordenador do IBGE em Passo Fundo, Jorge Bilhar esse é um importante instrumento para subsidiar as carências, principalmente na área social e serve para formulação de políticas para o desenvolvimento socioeconômico e melhoria das condições de vida da população.

Depois dessa fase de listagem dos domicílios, os técnicos do IBGE receberão um treinamento. As entrevistas começam em outubro e encerram no final de novembro. Nos 12 municípios de abrangência do instituto, serão cadastradas 16 mil residências.

Principais dificuldades
Dos locais que serão listados para a pesquisa, apenas parte do centro ainda não foi atingido. Bilhar ressalta que entre as principais dificuldades é encontrar as pessoas nos domicílios para levantar as informações necessárias e a equipe precisa retornar várias vezes para concluir o trabalho. A falta de placas com o nome das ruas e a numeração irregular dos domicílios também dificultam o trabalho da equipe. Algumas residências possuem até quatro numerações diferentes.

As principais características investigadas

A) Características da habitação:
- espécie do domicílio;
- material das paredes e cobertura do prédio;
- número de cômodos e de dormitórios;
- condição de ocupação e valor do aluguel ou da prestação mensal;
- forma de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
- destino do lixo;
- combustível utilizado para cozinhar;
- forma de iluminação;
- existência de linha telefônica; e
- existência de bens duráveis - filtro, fogão, geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, rádio, microcomputador, DVD e televisão.

B) Características demográficas gerais:
- sexo;
- idade;
- cor ou raça; e
- condição no domicílio e na família;

C) Características de migração:
- naturalidade em relação ao município e à Unidade da Federação;
- Unidade da Federação de nascimento;
- tempo de residência no município e na Unidade da Federação dos migrantes, inclusive os de retorno; e
- Unidade da Federação de residência anterior e há cinco anos da data de referência da pesquisa.

D) Características de fecundidade feminina:

E) Características de educação:
- alfabetização;
- escolarização;
- série e grau freqüentados pelos estudantes; e
- última série concluída, grau correspondente e conclusão do curso para pessoas que não são estudantes.
F) Características de trabalho e rendimento
FONTE: IBGE

Concurso IBGE
Bilhar informa que estão previstos outros levantamentos para abranger a área rural e a pesquisa de desempregos fora das capitais. Para suprir a demanda, o IBGE realizará concurso para contratação de agente de pesquisa e mapeamento. A abertura das inscrições está prevista para o dia 29 de agosto até 19 de setembro. A prova deverá ser realizada no dia 30 de setembro. São sete vagas para Passo Fundo para o nível médio. Informações pelo site www.consulplan.net

Quase 60 casais homossexuais
O último Censo do IBGE apontou que no município existem 59 casais homossexuais em união estável. Bilhar considera um número significativo levando em consideração o número de habitantes. O Brasil registra 60 mil casais homossexuais, o que representa 0,03% da população total. A região Sudeste é a que tem mais casais que se assumiram homossexuais, com 32.202. Em seguida, está a região Nordeste, com 12.196 e a Sul, com 8.034. São Paulo é o estado com maior número de casais formados por pessoas do mesmo sexo: 16,8 mil. O Rio Grande do Sul possui 3.661 casais. Essa foi a primeira vez que a pesquisa incluiu o relacionamento homoafetivo.

Gostou? Compartilhe