Licitação do aterro já tem empresa vencedora

Empresa que vai operar o aterro sanitário é de Canoas e deve assumir os trabalhos em breve

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Licitação do aterro já tem empresa vencedora
Empresa que vai operar o aterro sanitário é de Canoas e deve assumir os trabalhos em breve
Glenda Mendes/ON
No próximo mês de setembro a empresa vencedora da licitação para a operação do aterro sanitário deverá assumir os trabalhos no local. A empresa Albatroz, do município de Canoas, que venceu o processo licitatório, já está organizando os documentos necessários para a efetivação do contrato, o que deve acontecer tão logo o contrato emergencial que está em vigor atualmente se encerre. “Agora estamos providenciando os documentos exigidos para a formalização do contrato, mas o atual contrato emergencial, em princípio, vai até início de setembro, então estamos tramitando com a papelada, porque como o contrato emergencial ainda está em vigor, o serviço está sendo realizado”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Alves.
A operação do aterro inclui os serviços de uma máquina escavadeira ou carregadeira que coloque o lixo na boca do funil, dois caminhões, que pegam o lixo na ponta da esteira e conduzem até a célula onde um trator de esteira faz a compactação do material. “Então, o contrato inclui uma carregadeira, dois caminhões e um trator de esteira”, salienta Alves. Estas máquinas somente irão operar dentro do aterro sanitário.
Além dessa licitação, até o final do ano o município precisa resolver a questão da destinação final do lixo. A célula que está sendo utilizada atualmente tem vida útil até o final deste ano, depois de um processo de revitalização que garantiu, em outubro do ano passado, um prazo de um ano e dois meses de utilização do local para o depósito de lixo. “Nós pretendemos iniciar licitação, com o lançamento o edital da destinação final do lixo agora nos próximos dias, para que dentro desse prazo consigamos viabilizar outro projeto de destinação final antes do encerramento da vida útil da célula do aterro”, ressalta o secretário. Com isso, de acordo com Clóvis, o prazo limite para depósito de lixo não será ultrapassado.

Glenda Mendes/ON


No próximo mês de setembro a empresa vencedora da licitação para a operação do aterro sanitário deverá assumir os trabalhos no local. A empresa Albatroz, do município de Canoas, que venceu o processo licitatório, já está organizando os documentos necessários para a efetivação do contrato, o que deve acontecer tão logo o contrato emergencial que está em vigor atualmente se encerre. “Agora estamos providenciando os documentos exigidos para a formalização do contrato, mas o atual contrato emergencial, em princípio, vai até início de setembro, então estamos tramitando com a papelada, porque como o contrato emergencial ainda está em vigor, o serviço está sendo realizado”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Alves.A operação do aterro inclui os serviços de uma máquina escavadeira ou carregadeira que coloque o lixo na boca do funil, dois caminhões, que pegam o lixo na ponta da esteira e conduzem até a célula onde um trator de esteira faz a compactação do material. “Então, o contrato inclui uma carregadeira, dois caminhões e um trator de esteira”, salienta Alves. Estas máquinas somente irão operar dentro do aterro sanitário.Além dessa licitação, até o final do ano o município precisa resolver a questão da destinação final do lixo. A célula que está sendo utilizada atualmente tem vida útil até o final deste ano, depois de um processo de revitalização que garantiu, em outubro do ano passado, um prazo de um ano e dois meses de utilização do local para o depósito de lixo. “Nós pretendemos iniciar licitação, com o lançamento o edital da destinação final do lixo agora nos próximos dias, para que dentro desse prazo consigamos viabilizar outro projeto de destinação final antes do encerramento da vida útil da célula do aterro”, ressalta o secretário. Com isso, de acordo com Clóvis, o prazo limite para depósito de lixo não será ultrapassado.

Gostou? Compartilhe