Daniella Faria/ON
A chegada de uma massa de ar frio fez com que as temperaturas despencassem na madrugada de ontem, cerca de 6°C. Pela manhã os termômetros chegaram a marcar 3,8°C, às 9h. A informação é do observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio. “Apesar do frio a possibilidade de neve está descartada. A temperatura teria que estar mais baixa, entre 0°C e 1°C”, explica. Os ventos também predominaram durante todo o dia. Sampaio explica que a ventania foi provocada por uma massa de ar frio oriunda da Argentina que associada com um sistema de baixa pressão fez com que as rajadas de vento ficassem mais próximas da superfície. Entre as 0h e 09h desta terça-feira os ventos oscilaram entre 49 e 70km/h. Foi em função da ventania que a sensação térmica ficou entre -5°C e -9°C. “O vento forte acaba tirando o calor do corpo. Isso é que chamamos de sensação térmica”, explica.
Para essa quarta-feira a previsão ainda é de predomínio de ventania, com menor intensidade. A massa de ar frio irá provocar um declínio maior durante a madrugada. O dia deverá amanhecer com formação de nevoeiro ou garoa e ainda permanecerá parcialmente nublado. A temperatura oscila entre 04°C e 10°C.
Na quinta-feira o dia já deve amanhecer claro, ficando parcialmente nublado no decorrer do período. Segundo Sampaio ao amanhecer pode haver formação de geada ou nevoeiro. A temperatura varia entre 03°C e 10°C.
A sexta-feira ainda vai ser de frio intenso. Os termômetros podem registrar até 01°C e a temperatura máxima não ultrapassa os 15°C. O dia amanhece parcialmente nublado, mas o sol deve predominar durante a tarde fazendo com que a temperatura entre em elevação.
No sábado o tempo volta a ficar nublado, e a temperatura sobe um pouco, oscilando entre 10°C e 21°C. Já para o domingo e a segunda-feira Sampaio diz que há um indicativo de retorno da chuva. “Uma nova frente fria chega a região e traz chuva novamente para a região”, conclui.