Irmã Maria Cataria publica segunda edição do Bom Leitor

Material produzido pelos alunos e professores rendeu uma publicação de oito páginas que já foi distribuída para a comunidade escolar

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Com o objetivo de ser um subsídio para abordar princípios pedagógicos e de conhecimento para os alunos com déficit em interpretação, produção, ortografia e gramática a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Catarina, em conjunto com o jornal O Nacional, deu início ao projeto Jornal Escolar ainda no ano passado. O resultado do trabalho foi a publicação, em novembro de 2010, da primeira edição do jornal Bom Leitor, nome dado à edição após a realização de um concurso entre todos os alunos da escola.

Este ano, o projeto ficou mais ambicioso e duas edições serão publicadas durante o ano. A primeira ficou pronta no final do mês de julho e já foi distribuída para os alunos e comunidade escolar. De acordo com a proposta pedagógica da escola, o projeto possibilita que se use o jornal como recurso didático que leva ao trabalho com diversos textos, além de intenção de despertar nos estudantes as habilidades para a produção, pesquisa, interpretação e correção. Trabalho este que se torna interdisciplinar, pois envolve todas as áreas do conhecimento na elaboração de cada uma das edições.

Além de textos, charges e tiras, na segunda edição, publicada em julho de 2011, os alunos praticaram a habilidade da entrevista. A técnica foi aplicada numa conversa com a nova diretora. Confira a produção dos alunos.

Entrevista com a diretora Magda

Alunos - O que levou a senhora a ser candidata à Direção?
Diretora -
Penso que como professora tive a oportunidade de contribuir com a escola e com meus alunos na questão pedagógica. Creio que poderei continuar contribuindo no pedagógico, mas estando na direção, poderei contribuir administrativamente, juntamente com a colaboração de toda a comunidade escolar, pois acredito que quando todos lutam unidos pelos mesmos objetivos, os mesmos têm mais felicidade nos resultados. Minha gestão será embasada no respeito, clareza e firmeza e na cultura da paz e do diálogo.

Alunos - A senhora gostaria de incluir o recreio?
Diretora -
Pelo motivo da Escola ser aberta e com isso oferecendo riscos para os alunos. Toda comunidade escolar votou que não houvesse recreio com todas as turmas juntas, por questão de segurança, mas cada turma tem seu intervalo monitorado pela equipe diretiva.

Alunos - O que a senhora pretende fazer para melhorar a escola?
Diretora -
Ninguém faz nada sozinho, mas sim em união com toda a comunidade escolar e a comunidade a qual a escola está inserida. Lutar pelo Ginásio da Escola, uma sala de artes, pelo fechamento do pátio da escola e principalmente pela cultura da paz. Já está em andamento a implantação da sala de vídeo. Fazer um projeto a professora Célia Ruas de ciências e com a professora Marlise Mayer Bastos do 5º ano para embelezar a Escola com árvores e flores.

Alunos - A senhora pretende abrir a sala de informática para a comunidade?
Diretora
- Sim. A escola é pública, portanto não somente a sala de informática, a biblioteca está para servir a comunidade.

Alunos - Quais os passeios que serão proporcionados aos alunos?
Diretora -
Na fazenda de Pulador, na Jornadinha Nacional de Literatura, todos os meses no Livro do Mês e no final do ano um local a ser escolhido para os alunos destaques dos trimestres. Também faremos interséries no SEST/SENAT e piquenique com os anos iniciais.

Alunos - Quais as medidas que serão tomadas para a construção do ginásio?
Diretora -
Lutar juntamente com toda a comunidade escolar, juntamente a Prefeitura Municipal.

Alunos - A senhora pretende reformar os banheiros?
Diretora -
Não depende da escola, mas sim da Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Alunos - Vai voltar a ter o coral na escola?
Diretora -
A professora Marlise Mayer Bastos, juntamente com a equipe de trabalho, está organizando o coral da escola.

Alunos - A senhora pretende fazer a sala de artes?
Diretora -
Sim, não posso garantir para esse ano, mas é uma proposta da minha gestão.

Charges e tiras
A expressão e a comunicação através de charges e tiras foi outro elemento trabalhado pelos alunos. Alguns exploraram o tema eleições. Outros, o descuido com o meio ambiente.

Gostou? Compartilhe