Natália Fávero/ON
Uma equipe com quase 30 pessoas iniciou na manhã de ontem (03) a montar a estrutura da 14ª Jornada Nacional de Literatura que será realizada de 22 a 26 de agosto. Ao todo serão necessárias nove carretas com capacidade de 20 toneladas cada uma para trazer os principais equipamentos necessários para a montagem dos palcos, do som e erguer a lona do circo principal, da Jornadinha e da praça de alimentação. Mais de quatro mil metros de lonas serão utilizadas para cobrir os espaços do Circo da Cultura.
Neste ano, o evento completará 30 anos. Esta estrutura receberá milhares de visitantes e estará recepcionando escritores internacionais como os portugueses Gonçalo Tavares e Tatiana Salem Lévy, os argentinos Alberto Manguel e Beatriz Sarlo e o tunisiano Pierre Lévy. Entre os escritores que vão representar a literatura nacional estão Mauricio de Sousa, Ziraldo, Elisa Lucinda, Edney Silvestre e Eliane Brum.
O coordenador de montagem, Rosendo Farfan levanta as lonas da Jornada há 16 anos. Nesta edição foi novamente chamado pela empresa de Maringá (PR) responsável pela estrutura. Começou como circense e já montou inúmeras estruturas para espetáculos. Mesmo com toda a experiência, ele se diz nervoso a cada vez que é chamado para realizar esse serviço. Entre os desafios de Farfan está o de enfrentar o vento forte no alto do campus da UPF. “A jornada é um espetáculo diferente e fico nervoso até o dia. Quando fica tudo pronto fico mais nervoso ainda e aqui sempre tem esse ventinho, né? Às vezes não durmo direito e venho pra cá as duas ou três horas da madrugada para ver como as coisas estão”, revela o coordenador da montagem.
Estrutura
A comissão organizadora da Jornada informou que a estrutura deverá ficar pronta até o dia 15 de agosto e compreende o complexo de pirâmides da praça de alimentação e da feira do livro, a lona do palco de debates, a lona da Jornight e quatro lonas da Jornadinha. Cerca de 300 pessoas estão envolvidas com o evento. A praça de alimentação terá estande de cachorro quente, xis, crepe suíço, cafeteria e um restaurante com alaminuta. Os espaços já estão lotados e a comissão acredita que seria necessário o dobro de estandes para atender a demanda de pedidos.
Jornada Nacional de Literatura
A 14ª Jornada Nacional de Literatura e a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura são uma realização da UPF e da Prefeitura de Passo Fundo. O tema dessa edição é: “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”. A programação inclui palestras, conversa com autores, cursos, espetáculos musicais, teatrais e de dança, oficinas, filmes e exposições. A programação completa e todos os detalhes da movimentação cultural podem ser visualizados no site www.jornadadeliteratura.upf.br e também no blog http://14jornadadeliteratura.blogspot.com/.