Escolas recebem atividades de prevenção a dengue

Música e adesivos estão entre os recursos utilizados para atrair a atenção dos alunos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniella Faria/ON

Alunos das escolas de Passo Fundo estão aprendendo como realizar a prevenção do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Uma equipe do Programa da Dengue vinculado a Vigilância Ambiental está realizando visitas aos educandários ensinando maneiras de prevenir e falando um pouco sobre o mosquito de uma maneira bem divertida.  

Segundo a coordenadora Viviane Mello, as atividades estão sendo retomadas nesse mês. O programa começou em junho, mas deu uma pausa por causa das férias. "Realizamos as atividades durante os intervalos para não atrapalhar o período de aulas e atendemos desde o ensino infantil até o fundamental", ressalta. Dentre os recursos utilizados para repassar a informação está a apresentação de uma música, que tem como personagem principal o mosquito da dengue, onde uma pessoa se fantasia, a distribuição de adesivos, materiais e também são levadas amostras de vários mosquitos. "Levamos amostras de outros mosquitos para fazer o comparativo e dos estágios de desenvolvimento, começando desde a larva", explica.

Durante a apresentação é ressaltada a importância dos trabalhos dos agentes, dos quais três auxiliam no programa. Uma novidade que ainda está sendo elaborada é a confecção de armadilhas para serem construídas em casa. Viviane diz que a armadilha fará que o mosquito vá até ela ao invés de ir até os criadouros de água parada. "Ainda estamos elaborando para podermos colocar em prática nos projeto", fala.

As escolas interessadas em receber o projeto devem elaborar um ofício e levar até a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, localizada na rua Silva Jardim, 727, no centro. A princípio o cronograma irá iniciar as atividades pelas escolas particulares, dando segmento pelas municipais e estaduais. Algumas já estão agendadas, como Notre Dame, Menino Jesus, Escola Especial Sorriso da Manhã, da Apae e  Escola Estadual Wolmar Antônio Salton.

Gostou? Compartilhe