Daniela Wiethölter Lopes/ON
A partir desta quinta-feira (5) a população passa a contar com uma nova farmácia do município. A farmácia do PAM, que atendia na Presidente Vargas, vai se chamar Farmácia Central e agora está na Fagundes dos reis, 825. Segundo o secretário de saúde, Jairo Caovilla, além da mudança do nome e do local, o objetivo é oferecer um atendimento mais humanizado. “Há anos os usuários sofriam com a precária estrutura da antiga farmácia. Agora vamos aplicar uma nova filosofia de atendimento”, prometeu.
A antiga estrutura mencionada pelo secretário era uma das principais reclamações dos mais de 800 passo-fundenses que passavam diariamente pelo local. O PAM funcionava até a semana passada no segundo piso de um prédio antigo na Avenida Presidente Vargas. No espaço, os usuários doentes, idosos, portadores de necessidades especiais eram obrigados a esperar pelo atendimento em pé, pelas escadarias do prédio que dá acesso a farmácia, sem cadeiras, bancos ou qualquer tipo de conforto pudesse amenizar as horas de espera.
Na nova estrutura, o secretário afirma que estes desconfortos não acontecerão mais. A primeira mudança é que o atendimento será numa sala térrea, ampla e com cadeiras. “Na antiga farmácia, as pessoas ficavam na fila pelas escadas e não tinha acessibilidade”, relatou. Outro avanço é a instalação de um sistema eletrônico onde os usuários receberão uma senha de atendimento e durante o tempo de espera poderão aguardar sentados. Outra novidade é a instalação de um sistema de informática que controla o estoque de medicamentos. A informatização é uma exigência do Ministério da Saúde e foi adquirido no último mês através de um pregão eletrônico.
Remédios nos finais de semana
Numa próxima etapa, a Farmácia Central vai ampliar o horário de atendimento também para os finais de semana. Com isso, qualquer pessoa que for atendido no sábado ou domingo nos hospitais e emergências pode retirar os medicamentos no mesmo dia. “É a nossa próxima meta, ainda sem data marcada, mas queremos facilitar que o usuário não precise mais esperar até a segunda-feira para iniciar o tratamento”, explicou.
Cesta básica
O município conta atualmente com 10 farmácias e na grande maioria contam com 194 tipos de medicamentos básicos para atender as doenças mais prevalentes na comunidade. Os principais são para tratar doenças crônicas como hipertensão e diabete. Também são entregues antibióticos, antidepressivos, analgésicos e antitérmicos, entre outros. Além da Farmácia Central, existem farmácias localizadas nos cinco Cais, uma no PSF do Bairro Zacchia, uma de Especialidades no antigo Quartel do Exército, uma do Caps 2, além da Farmácia Popular, localizada na Rua Fagundes dos Reis.
Universalização do atendimento
Desde o início do ano, o município ampliou a distribuição dos medicamentos para todos os moradores de Passo Fundo. Basta que o usuário, seja do SUS, convênios ou particular, apresente um receituário de um médico, carteira de identidade e, preferencialmente, leve o cartão SUS. “Todos os remédios são fornecidos sem custo para o paciente, seja do SUS, de convênio ou particular”, afirmou o secretário.
Farmácia Central
Atendimento: das 8h às 17h
Endereço: Rua Fagundes dos Reis, nº 825, próximo ao Pronto Atendimento 24h
Telefone: (54) 3316-1200
Inauguração
O atendimento ao público no novo espaço começa nesta quinta-feira (4), mas o município vai realizar uma inauguração simbólica nesta sexta-feira (5) dentro da programação do aniversário do município. Além da Farmácia Popular, o município também entrega oficialmente no mesmo dia o atendimento do PSF Zacchia e o SAMU.