Na busca de maior parceria e do entrosamento de recursos para fomentar a educação profissional para jovens e adultos na região de Passo Fundo, o Centro de Educação Sócio-Profissional da Assistência Social Diocesana Leão XIII iniciou um processo de expansão firmando convênio, nesta semana, com as prefeituras das cidades de Casca e São Domingos do Sul.
Conforme conta o diretor administrativo da Leão XIII, Rubens Franken, as prefeituras destas cidades demonstraram interesse pelos cursos oferecidos devido à escassez de mão de obra qualificada. Também levaram em conta a dificuldade e os altos custos para oferecer a estrutura necessária à educação profissional. Desta forma, surgiu a idéia de enviar os interessados até Passo Fundo, para cursarem estas aulas no CESP. A administração de cada município se responsabilizou pela contratação do transporte e selecionaram, conforme critérios próprios, os futuros alunos.
Serão 28 estudantes vindos da cidade de Casca, que criou uma Lei municipal para dar amparo à questão da profissionalização, além de outros cem inscritos de São Domingos do Sul. Franken lembra que este volume de alunos corresponde a pouco mais de 10% da oferta do CESP, que abre mil novas vagas a cada semestre.
Na ocasião da assinatura do convênio estavam presentes: o presidente da Leão XIII, Ivo Ferrão, os diretores Darcísio Staudt e Rubens Franken. Representando a prefeitura de Casa, esteve na instituição a professora Carmen Dall Bello e o professor Elírio Soliman, representando São Domingos do Sul.
Os cursos oferecidos pelo CESP Leão XIII neste semestre são de Arte Culinária; Auxiliar de Cozinha; Salgados; Assistente Administrativo; Vendas; Cabeleireiro; Confeitaria Industrial; Corte e Costura; Corte e Costura Industrial; Padaria Industrial; Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial; Informática I; Informática II; Photoshop; Montagem e Manutenção de Computadores e Redes; Manicure e Pedicure; Marcenaria; Soldagem; Tornearia Mecânica; Massagem Estética; Depilação e Estética Facial; Corel Draw.