Redação ON
O primeiro dia de funcionamento da Farmácia Central foi movimentado. Os quarenta acentos não foram suficientes para acomodar as 943 pessoas que buscaram medicamentos no local. A Secretaria de Saúde teve que providenciar mais cadeiras e pretende aumentar o número de acentos para dar mais conforto aos pacientes. Mesmo com toda a movimentação, a população afirmou que a nova sede é muito mais aconchegante que a antiga por ser no térreo e no centro da cidade.
A partir de ontem (5), a população começou a usufruir da nova farmácia do município. A antiga farmácia do PAM mudou de nome e de endereço com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado. O secretário de Saúde, Jairo Caovilla informou que não houve grandes problemas e foi um dia de aprendizado para todos. “Estamos se adaptando ao sistema, a mudança de local e até com o fornecimento de senhas. Vamos ter que aumentar o número de cadeiras. Mas, o local é muito melhor. O acesso é facilitado e as pessoas têm onde sentar”, avaliou o secretário.
Muitas pessoas ainda procuraram atendimento no antigo endereço, na Avenida Presidente Vargas. Uma delas foi seu Tranquilo Dalpiaz, de 65 anos, que busca medicamentos em função de um transplante de pulmão. Segundo ele, apesar de encontrar as portas fechadas havia um cartaz informando a localização da nova sede. Ele aprovou a mudança. “Só lamento não ter uma ficha exclusiva para pacientes com o meu quadro como em Porto Alegre, mas a nova instalação ficou bem melhor e maior”, disse o paciente.
A paciente Juraci Antoniale, que mora no bairro Petrópolis, busca todos os meses medicamentos controlados na farmácia do município e afirmou que o local está mais confortável. “Temos onde sentar e ficou mais acessível na área central. Desembarco na Avenida Brasil e desço apenas uma quadra e meia”, afirmou.