Homenagem a um apaixonado por literatura

Quiosque Roberto Pirovano Zanatta é inaugurado. Em formato de livro, espaço está voltado para o centro da Praça Antonino Xavier

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniella Faria/ON

Uma inauguração cercada por lembranças e saudade. Foi assim que o Quiosque da Literatura Roberto Pirovano Zanatta foi aberto na manhã desta sexta-feira para a comunidade. Localizado na Praça Antonio Xavier, em frente ao Hospital da Cidade, o local servirá para além de difundir o legado deixado pelo jovem Roberto, também disseminar o gosto que ele tinha pela leitura. A atividade faz parte das comemorações da Semana do Município.

O local foi construído em parceria com o empresário Cláudio Zanatta, amigos, Prefeitura e Universidade de Passo Fundo. Estiveram presentes na solenidade autoridades municipais, amigos da família Zanatta e comunidade.

O Quiosque, que tem o formato de um livro aberto, foi construído em pouco tempo, cerca de quatro meses. Por causa do tempo, nem toda a estrutura está pronta. Um mural com azulejos será instalado no dorso de trás. Raquel Pirovano, mãe de Roberto, contou que a idéia da construção de um lugar para leitura para a comunidade surgiu com um convite da professora Tânia Rösing, coordenadora da Jornada Nacional de Literatura. “É uma maneira de estimular a leitura das crianças e jovens e da comunidade usufruir de uma biblioteca. Com esse local também poderemos levar o nome do nosso filho Roberto”, ressaltou. Raquel disse ainda que através desse projeto a memória do seu filho continuará viva e estimulando outras crianças.

Roberto, que faleceu de leucemia aos 10 anos, era amante da literatura. No último ano de vida escreveu três livros e diversos contos. Nesse ano, uma obra que ele havia começado, chamada de “Só Perdido”, será lançada na Jornada Nacional de Literatura. “Além da biblioteca queremos desenvolver exposições, cinema e diversas atividades culturais aqui”, disse.
Tânia Rösing, que também estava na solenidade, ressaltou o ponto escolhido para a construção do Quiosque. “A praça já está inserida nos pontos de literatura. Além dos túneis das letras, o Quiosque vai disponibilizar os livros para quem quiser. Isso no enche de alegria, de emoção. Saber que pessoas físicas ajudaram para que isso fosse possível. Esses projetos oferecem a população uma oportunidade de aprimoramento do seu ser pelo viés da leitura”, frisou.

Para o prefeito Airton Dipp, esse é mais um investimento que destaca em aspecto físico a Jornada de Literatura e concretiza mais uma vez Passo Fundo como a Capital Nacional da Literatura. “O Quiosque que está sendo entregue é mais um local apropriado para leitura, para o conhecimento, para o saber. Ele inclusive irá abrigar os familiares dos pacientes do HC e amenizar as dores quando temos amigos enfermos”, enfatizou.

Dipp lembrou ainda que esse é um momento importante da comemoração dos 154 anos do município. Passo Fundo hoje tem se desenvolvido e tem sido referência regional em todos os segmentos, inclusive cultura. “Tudo isso foi construído pelos homens, mulheres, jovens e crianças. Hoje a homenagem é o Roberto, que é um jovem, que faleceu precocemente, mas deixou um legado para o município”, concluiu.

Funcionamento
O Quiosque Roberto Pirovano Zanatta funcionará todos os dias. Neste final de semana estão programadas contação de histórias das 14h às 17h. Já na segunda-feira o local contará com uma presença ilustre. O pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caracturista e escritor Ziraldo. Ele participa de uma programação a partir das 15h30

Gostou? Compartilhe