Redação/ON
Os trabalhos de construção da nova sede do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo (Sinduscon) começaram há cerca de 15 dias. A edificação ocupará uma área de 3,1 mil m². Nesta primeira fase estão sendo realizadas as obras de estaqueamento. O projeto prevê uma edificação de 10 andares com uma arquitetura voltada à sustentabilidade. O espaço abrigará a área administrativa e salas de aula para capacitação profissional com a intenção de formar mão-de-obra qualificada no município.
A sede administrativa ocupará os dois últimos pavimentos e as demais salas serão utilizadas para capacitação e treinamento em benefício da comunidade. Inicialmente, o prédio seria construído em uma área concedida pelo município no bairro Petrópolis. Segundo o presidente do Sinduscon, Emerson Benvegnú da Rosa, a mudança no local é devido a nova área ser propriedade da entidade, além de ser maior que a outra.
A entidade possui duas áreas no Loteamento Cidade Novas que totalizam 10 mil m²: uma de 3,1 mil m² e outra de 6,4 mil m². “A nova sede é um sonho antigo do Sinduscon e das antigas gestões e que acabou se concretizando neste momento. O espaço será mais adequado e o local será utilizado em benefício da qualificação profissional da comunidade”, declarou Benvegnú.
O prédio reaproveitará a água da chuva, terá sistema de controle de insolação e energia eólica, vidros duplos para maior eficiência energética, entre outros meios de sustentabilidade. Futuramente a entidade pretende construir um anfiteatro para realização de eventos como feiras, seminários e convenções.