Passo Fundo teve neve granular

Fenômeno foi registrado em alguns pontos da cidade no começo da noite de quarta-feira

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

No começo da noite quarta-feira (3) um fenômeno climático chamou a atenção dos passo-fundenses. Para alguns, era neve. Para outros, granizo. Na verdade, segundo o 8º Distrito de Meteorologia, o que aconteceu em Passo Fundo e em várias cidades da região foi a ocorrência dos dois fenômenos simultaneamente, o que resultou no que é chamado de neve granular. “Era um tipo de gelo que caía e já se dissolvia e, como não tinha temperatura suficiente na superfície, não caiu no formato de neve. Foi uma neve granular”, explica o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

Sampaio é observador meteorológico há vários anos e afirmou nunca antes ter visto um fenômeno como o de quarta-feira. “Nem como observador, ou na minha vida, tinha visto, por isso fiquei na dúvida, pois era uma nuvem de granizo com descarga elétrica e rajadas de vento”, explica.

Previsão
Devido ao ar frio e seco que entrou na região na quinta-feira (4), houve formação de geada fraca e a temperatura máxima não se elevou muito, ficando em 10ºC, enquanto a mínima foi de 1,3ºC. “Na tarde de quinta-feira essa massa de ar fria ganhou mais força, afastando área de nebulosidade”, comenta Sampaio. Por isso, a sexta-feira (5) deve começar gelada, com previsão de temperatura mínima em -1ºC e possibilidade de formação de geadas de forte intensidade em toda a região Norte do Rio Grande do Sul. À tarde, por causa do predomínio do sol, a temperatura entra em ligeira elevação, chegando aos 15ºC.

No sábado (6), as condições meteorológicas serão favoráveis à formação de nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer, com a temperatura em elevação novamente à tarde, chegando a 18ºC, mas com aumento da nebulosidade. O domingo (7) se inicia claro a parcialmente nublado, ficando encoberto no decorrer do dia e já pode ocorrer chuva. As temperaturas ficam entre a mínima de 12ºC e a máxima de 22ºC. E a segunda-feira (8) começa instável, com chuvas por vezes forte e períodos de melhoria. A máxima será de 21ºC e a mínima de 15ºC.

Chuvas
Até o momento choveu 14 milímetros, o que representa cerca de 7% da média do mês de agosto que é de 165, 7 milímetros. “O indicativo é que depois dessa área de instabilidade que deve permanecer até segunda-feira, as temperaturas voltem, na quarta fieira, a ficar próximo aos zero grau.

Os fenômenos

Para entender o que aconteceu em Passo Fundo na quarta-feira, conheça a definição que o Inmet dá para cada um dos fenômenos climáticos:

*Geada - depósito de gelo cristalino, em forma de agulhas, prismas, escamas, dentre outros, resultante da sublimação do vapor d'água do ar adjacente, sobre a superfície do solo, das plantas e dos objetos expostos ao ar.

* Granizo - precipitação que se origina de nuvens convectivas, como cumulunimbus, e que cai em forma de bolas ou pedaços irregulares de gelo, quando os pedaços têm formatos e tamanhos diferentes. Pedaços com um diâmetro de cinco milímetros ou mais, são considerados granizo; pedaços menores de gelo são classificados como bolas de gelo, bolas de neve, ou granizo mole. Bolas isoladas são chamadas de pedras.

* Neve - precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral em forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor de água que se encontra suspenso na atmosfera. É produzida frequentemente por nuvens do tipo estrato, mas também pode se originar das nuvens do tipo cúmulo. Normalmente os cristais são agrupados em flocos de neve.

* Neve granular - precipitação de grãos de gelo ligeiramente achatados ou alongados, com diâmetro geralmente inferior a 1 mm. Não saltam nem se despedaçam quando caem em superfícies duras.

* Pelotas de neve - precipitação de grãos de gelo, brancos e opacos, geralmente esféricos, com cerca de 2 a 5 mm de diâmetro. São quebradiços, facilmente esmagáveis e quando caem sobre superfícies duras, frequentemente partem-se.

* Pelotas de gelo - precipitação de grãos de gelo, transparentes ou translúcidos, de forma esférica ou irregular, de diâmetro igual ou inferior a 5 mm.

Gostou? Compartilhe