Dentro do roteiro de instalação dos Comitês Regionais de Prevenção à Violência nas Escolas, o coordenador estadual do programa, Alejandro Jélvez estará nesta sexta-feira (05), no município de Santa Cruz do Sul. Na quinta-feira (04), ele lançou o Comitê Regional de Passo Fundo, que ficará vinculado a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O evento ocorreu no auditório da Universidade de Passo Fundo (UPF) com a presença da coordenadora da 7ª CRE Marlene Silvestrin e autoridades locais.
Jélvez, que já esteve nesta semana nos municípios de Santo Ângelo e Cruz Alta, revelou que a adesão das escolas e das instituições parceiras previstas está excelente. "Em todos os eventos temos um público muito bom e interessado em aderir ao programa de forma prática e eficiente", informou o coordenador.
O programa
O objetivo do plano articulado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é desenvolver um programa, na Rede Estadual de Educação, de enfrentamento e prevenção às diversas manifestações da violência no ambiente escolar e no entorno das escolas. Por meio da organização dos Comitês Comunitários de Prevenção à Violência nas Escolas, pretende-se garantir a proteção física e moral em ambientes de aprendizagem protegidos e seguros.
Os comitês serão compostos em parceria com instituições que proporcionam proteção e segurança às crianças e adolescentes, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública, da Justiça e Direitos Humanos, da Saúde, Ministério Público Estadual, e Ordem dos Advogados do Brasil/RS. Na esfera local, os comitês vão realizar um levantamento sobre os principais problemas de violência no ambiente escolar e no entorno das escolas, hierarquizar os problemas mais graves e urgentes, além de identificar os fatores geradores desses problemas.
Agência de notícias do Governo do Estado