Depois de quase três anos, o novo prédio do Fórum de Passo Fundo está concluído. Os trabalhos deveriam ter sido entregues ainda em 2009, mas as intempéries do clima e alterações no projeto atrasaram a entrega. A inauguração é considerada uma boa notícia em meio ao caos vivido pela Comarca de Passo Fundo que sofre com o acúmulo de processos e falta de servidores. O prédio de sete andares trará mais conforto para os funcionários, a comunidade será melhor acolhida e os processos serão acomodados em móveis adequados.
O diretor substituto do Foro, João Marcelo Barbiero de Vargas recebeu a novidade no final dessa semana da engenheira responsável do Tribunal de Justiça. Um dos grandes problemas, principalmente do Juizado Especial Civil, é a deficiência de espaço para receber as partes do processo e os advogados durante as audiências. “Um andar inteiro do novo prédio será destinado para esse Juizado com salas de audiências e salas de espera adequadas”, anuncia Vargas.
Ainda faltam alguns detalhes para a inauguração do prédio como as placas de identificação nos gabinetes e cartórios e a instalação do mobiliário. Os móveis estão sendo fabricados pela empresa contratada pelo Tribunal e a estimativa é que tudo esteja pronto em dois meses. “Os processos serão acomodados em mobiliário adequado e as melhorias refletirão no atendimento ao público”, estima o diretor substituto do Foro.
O prédio atual passará por reformas e será reformulado. O novo espaço será um anexo do antigo.
Estrutura
As três varas cíveis, as duas varas de família e um juizado especial civil funcionarão na parte nova. No atual prédio permanecerão apenas três varas criminais, o Juizado Regional da Infância e Juventude e o setor administrativo.
Relembre o caso
As obras para a ampliação do Fórum iniciaram no final de fevereiro de 2008 com previsão de entrega em julho de 2009. A inauguração foi adiada várias vezes. A área construída total é de 6.885 m², com um custo estimado em cerca de R$ 8,5 milhões.