Dona Dominga comemora 112 anos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

A segunda-feira, 15 de agosto, terá um sabor todo especial para a senhora Maria Dominga Vaz de Lima. A dona Dominguinha, como é conhecida, vai completar 112 anos de idade e está ansiosa pela festa, que está marcada para as 14h30 desta segunda-feira, com direito a bolo e balões. A comemoração especial está sendo preparada pelos funcionários do abrigo, que acreditam que ela seja uma das pessoas mais velhas do Rio Grande do Sul.

Dona Dominguinha vive há 10 anos no Abrigo de Idosos São José, da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Ela chegou na instituição em 17 de maio de 2001, encaminhada pela assistência social do município depois de ter passado um mês “morando” no albergue municipal. Segundo o que ela relatou logo ao chegar no abrigo, é natural da região de Soledade, mas não se sabe como chegou em Passo Fundo. E para comprovar a idade, ela levava consigo a certidão de nascimento, emitida no ano de 1979, aqui mesmo em Passo Fundo.

Nascida em 15 de agosto de 1899, ela é um dos 26 idosos com 100 anos de idade ou mais que vive em Passo Fundo, segundo dados do Censo 2010 fornecidos pelo IBGE. E, apesar da idade avançada, é uma das pessoas que menos precisa fazer uso de medicamentos dentre todos os moradores do abrigo, de acordo com a Irmã Carmela Casanova, coordenadora interna da instituição.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já!  www.onacional.com.br/assinaturas

Gostou? Compartilhe