Quase 30ºC neste sábado

Nebulosidade começa a aumentar no final da tarde ou início da noite de sábado, quando pode ocorrer chuva em áreas isoladas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

A marca de 26ºC desta sexta-feira (12) à tarde fez com que a sensação fosse de verão, especialmente no centro da cidade, onde a temperatura, devido ao aglomerado de prédios, é sempre mais alta. E, apesar da expectativa, a chuva não veio, mas deve aparecer com força no domingo (14). Até chegar a chuva, que deve baixar as temperaturas já a partir do domingo, os passo-fundenses terão um sábado quente, com previsão de temperatura máxima em 28ºC. O resultado disso é uma paisagem que lembra mais a estação mais quente do ano e não o inverno, como indica o calendário.

“A temperatura mínima no sábado será de 14ºC e o céu fica nublado a parcialmente nublado”, destaca o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. No sábado ainda podem ocorrer pancadas de chuva ocasionais no final da tarde e início da noite, quando a temperatura já entra em ligeiro declínio. “O calor e as altas temperaturas que ocorreram são resultado de uma massa de ar quente que entrou na região ainda no dia 9 de agosto, deixando as temperaturas em elevação gradativa e céu limpo na quinta e na sexta-feira, quando houve o predomínio do sol”, completa Sampaio.

No domingo, o tempo será instável com chuva. A temperatura mínima será de 12ºC e a máxima não deve passar dos 16ºC, devido ao céu encoberto e ao aumento da unidade relativa do ar. “A semana deve iniciar com bastante nebulosidade que, associada à alta umidade do ar, provoca chuva na segunda-feira e períodos de melhoria. A temperatura mínima será de 13ºC e a máxima de 22ºC”, salienta o observador.

Tal como na segunda-feira, no restante da semana as condições climáticas devem se repetir, com pancadas de chuva e períodos de melhoria. “Pelo menos até o dia 18 de agosto a chuva deve permanecer”, projeta Sampaio. Depois disso, os modelos climáticos indicam um declínio acentuado na temperatura, especialmente no final de semana de 20 e 21 de agosto. A responsável pela queda na temperatura será uma massa de ar que está se aproximando, mas ainda não é possível definir se é uma massa de ar de origem polar ou fria e seca.

Gostou? Compartilhe