Vida de intercambista vira blog no site de ON

Ex-estagiário do Jornal O Nacional vai para a Espanha e começa a contar esta história no blog On The Road

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O estudante de jornalismo Flaubi Farias começou assinar o blog On The Road – Intercâmbio Pela Europa, que está na página de ON na Internet (www.onacional.com.br), desde o final de semana e nos próximos seis meses. O blog contará as aventuras e desventuras do estudante no Velho Mundo, bem como as diferenças entre a cultura européia e a brasileira, entre outros aspectos da experiência de viver e estudar no Exterior. “A idéia do blog é contar um pouco da vida na Europa, uma espécie de diário de viagem, já que, estando na Europa é possível conhecer qualquer país da União Européia. Mostrar como é a cultura, não só a da Espanha, onde estarei mais inserido, mas também dos outros países, demonstrar as coisas boas e as dificuldades de quem tem uma experiência como esta”, ilustrou.  

A primeira parada será na Espanha, onde Flaubi estudará na Universidade Carlos III de Madrid. “A Espanha me parece um país mais próximo culturalmente do Brasil, acredito que não haverá problemas de adaptação”, explicou o estudante de 23 anos, que deve embarcar para a Espanha na quarta-feira (17).

A casa de Flaubi na Espanha será em Getafe, onde fica o campus da universidade. Ele dividirá a residências com mais três estudantes, outro aluno da Universidade de Passo Fundo, além de um estudante inglês e outro colombiano. “Isto vai nos ajudar bastante, por ter um colombiano, que já fala espanhol, e um inglês para nos comunicarmos em outro idioma. E também com o colega inglês poderemos nos informar em relação a conhecer outros lugares na Europa, inclusive a própria Inglaterra.”, afirmou.

A princípio, a experiência de morar sozinho e longe da família não será um obstáculo para o estudante. “Comecei a fazer faculdade em Frederico Westphalen, morava sozinho lá por um ano e meio, porém vinha praticamente todos os fins de semana para Passo Fundo. Já sei me virar, mas não terei ninguém para me socorrer, caso aconteça alguma coisa. Apesar de ser uma experiência curta, será muito válido”, disse.

De acordo com o estudante, o tempo entre a seleção para o intercâmbio e providenciar a documentação necessária para poder estudar na Espanha foi curto, porém os interessados podem sofrer com a burocracia. “O consulado espanhol em Porto Alegre não tem nem telefone. É necessário uma série de documentos e eles não explicam muito bem. Mas tem de ir a Porto Alegre duas vezes, uma para fazer o pedido e outra para retirar o passaporte, que fica retido lá”, esclareceu.

Gostou? Compartilhe