Com a finalidade de beneficiar a população passo-fundense, os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) estarão realizando o cadastro de usuários na Tarifa Social. O prefeito Airton Dipp determinou ações para incorporar o maior número possível de famílias como beneficiários da tarifa social. Neste sentido a administração municipal instiga a expansão no cumprimento das cláusulas de concessão da CORSAN, que foram amplamente debatidas com a comunidade no contrato de renovação.. O secretário da Ação Social e Cidadania, Giovani Corralo destaca que a Prefeitura encontrou uma forma de facilitar o acesso às famílias enquadradas no programa Tarifa Social e as famílias cadastradas no Bolsa Família podem solicitar adesão à Tarifa. As famílias que ainda não estão cadastradas na Tarifa devem levar toda a documentação necessária para a adesão até um dos quatro CRAS, ou ao escritório da CORSAN e solicitar o pedido de inclusão na Tarifa Social.
Para que sejam contempladas com o programa, as famílias devem comprovar: participação em de programas de transferência de renda, residência com até 60m² , 10m³ de consumo, seis pontos de água e ser beneficiada em programas de transferência de renda federal, estadual e/ou municipal. Os documentos necessários para inclusão na Tarifa Social são: cartão do Bolsa Família, comprovante de recebimento do benefício/ extrato bancário, RG, CPF, conta de água atual, contrato de aluguel, caso o imóvel seja alugado, escritura do imóvel caso a conta não esteja no nome do dono da residência. As pessoas que não estão inclusas em programas de transferência de renda federal, estadual ou municipal também poderão se beneficiar, conforme orienta a administração municipal. Os interessados que não recebem benefícios de transferência de renda devem apresentar um atestado de vulnerabilidade social. Para conseguir o atestado a população deve procurar o CRAS de abrangência de seu bairro e lá ele será atendido por profissionais qualificados que irão avaliar cada caso.
Atualmente em Passo Fundo mais de 3 mil famílias são beneficiadas com a Tarifa. A meta da administração municipal é aumentar esse número em 50% até o final do ano. Segundo Dipp.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMPF