Vacinação contra a pólio atinge 80,6%

As crianças que ainda não receberam a segunda dose para a imunização ainda podem ser atendidas nas unidades de saúde do município

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Amanda Schrr/ON

Em Passo Fundo, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite contemplou 10,078 mil menores de cinco anos, neste sábado. O número corresponde a 80,6% da meta da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que buscava proteger 12.506 crianças no município. O objetivo era imunizar 95% das crianças com até cinco anos de idade, para isso foram mobilizadas as unidades de saúde e 80 postos volantes que funcionaram das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio dia.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Mara Dill explica que o trabalho de prevenção à paralisia infantil continua, com a diferença de que não haverá postos volantes. Neste sábado a força tarefa contou com 80 diferentes postos distribuídos em mercados. Os cerca de 20% das crianças de zero a cinco anos incompletos que não foram imunizados podem tomar a vacina nas unidades de saúde.

Na primeira etapa (ocorrida em junho), o Rio Grande do Sul a cobertura da população nessa faixa etária foi próxima dos 99%, enquanto o recomendável é atingir os 95%. Na oportunidade, mais de 650 mil crianças foram vacinadas, de um total de 658,7 mil. A imunização contra a doença, também conhecida como paralisia infantil, tem como objetivo manter o país sem novos casos da doença. O último caso no Brasil foi registrado no ano de 1989. Porém, 26 países ainda registram casos, sendo quatro deles endêmicos (Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão). Por isso, a vacinação busca para evitar a reintrodução do vírus no país.

Em todo o país, a meta é vacinar 95% das crianças na faixa etária atingida pela campanha, que vai dos zero aos cinco anos incompletos. Em Passo Fundo, este percentual corresponde a pouco mais de 12.900 crianças. Em vários estados aconteceram também a vacinação contra o sarampo, mas o Rio Grande do Sul já realizou a campanha junto a primeira etapa contra a pólio e atingiu a meta na semana passada.

Gostou? Compartilhe