Com a participação de mais de 250 pessoas foi realizada nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2011, a XVII Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e o I Encontro de Enfermagem Neonatal. O evento promovido pelo Comitê de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) destinou-se aos profissionais da área da saúde envolvidos com o cuidado neonatal
Os eventos aconteceram paralelamente na Faculdade de Medicina da UPF. O I Encontro de Enfermagem Neonatal foi organizado por um grupo de enfermeiros da área de Neonatologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). No dia 12 de agosto, o encontro apresentou a palestra “Filhos de mães usuárias de drogas”, ministrada pelo Dr. Manoel Antônio da Silva Ribeiro, do Hospital Fêmina de Porto Alegre.
Ao fazer um panorama sobre as tentativas de conscientização, o palestrante falou sobre o que é feito com as mães usuárias de drogas, e os efeitos do uso para o recém-nascido. “Quando a mãe usa drogas durante a gravidez, o bebê corre sérios riscos e poderá ter efeitos negativos para o resto da vida”, ressaltou.
Segundo Ribeiro, o uso de drogas aumenta em três vezes os casos de prematuridade. “O bebê também corre o risco de associações cardíacas, infartos cerebrais, convulsões, morte súbita entre outras. Cerca de 50% das mães, após o nascimento do filho, abandona o bebê, dificultando ainda mais o processo de desenvolvimento saudável da criança, em razão de que ele dificilmente receberá o leite materno”. Após o nascimento, o bebê apresenta distúrbios comportamentais e muita agitação devido à abstinência das drogas.
Para identificar as possíveis usuárias de drogas, a equipe do Hospital Fêmina analisa a forma de agir e a história materna. Caso a gestante não assuma que é usuária são realizados exames neurocomportamentais e laboratoriais. “É necessário o diagnóstico para procedermos com as orientações, motivando a conscientização para que a futura mãe possa deixar o consumo de drogas e criar seu bebê com dignidade. Elas recebem auxílio psicológico, psiquiátrico e social”.
O encontro obteve sucesso, proporcionando a possibilidade de uma segunda edição. “O encontro superou nossas expectativas, tivemos participantes de todo o Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Foi possível expandir o conhecimento que abrange as novidades do atendimento neonatal”, informou Michael do Amarante, organizador do encontro e enfermeiro assessor da chefia de enfermagem do HSVP.
Assessoria HSVP