Natália Fávero/ON
Em cerca de 30 dias, deverá ser expedido um decreto municipal ampliando as restrições para caminhões na área central e nas principais avenidas do município. A medida é para preservar a pavimentação e ajudar no fluxo do trânsito e é baseada nas legislações de Porto Alegre e Caxias do Sul. O decreto em vigor nº 130 foi criado no ano de 2000 e segundo a Secretaria de Segurança responsável pelo trânsito, as normas precisam ser ampliadas.
Atualmente, os caminhões (acima de 3,5 toneladas) são expressamente proibidos de circular, estacionar e parar pelas ruas do centro da cidade das 10h às 19h. Os serviços de carga e descarga no centro só podem ser realizados a partir das 19h até as 10h do dia seguinte, de segunda a sábado. No entanto, essa regra não é seguida por muitos motoristas. Na tarde de ontem (17), por volta das 14h30, a equipe do Jornal O Nacional flagrou em menos de dez minutos, dois caminhões circulando pelas vias centrais.
Nas quadras seguintes, estavam trabalhando pelo menos quatro agentes de trânsito. O secretário de Segurança Pública, Márcio Patussi informou que a fiscalização foi intensificada e as autuações variam entre 10 e 20 diariamente. “Já estamos implementando blitz na área central. Identificamos que a maioria dos veículos são caminhões de frete para empresas e lojas da área central”, explica Patussi.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas