Passo Fundo sedia nesta sexta-feira a terceira audiência pública regionalizada do programa Destinos e Ações para o Rio Grande – promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em parceria com a Câmara dos Deputados. Representantes de mais de 200 municípios abordarão o tema Infraestrutura, Mobilidade e Segurança, às 19h, no auditório da Feac da Universidade de Passo Fundo, bloco B6, sendo incluídas no debate as regiões Missões, Alto da Serra do Botucaraí, Fronteira Noroeste, Médio Alto Uruguai, Celeiro, Rio da Várzea, Produção, Noroeste, Noroeste Colonial e Norte.
O objetivo dos debates é construir alternativas para o estado, partindo de questões fundamentais para a sociedade gaúcha e brasileira. De acordo com o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional – responsável pela organização das audiências –, Juliano Marinho, a discussão em Passo Fundo deverá focar temas relacionados aos pedágios, duplicação da BR-386, ferrovia para a região e BR-285, conforme apontado em reuniões preparatórias.
“A proposta dos Grandes Debates e audiências tem sido bem recebida porque a Assembleia Legislativa tem se aproximado das regiões, recuperando o seu papel de tratar temas sobre os desafios para o desenvolvimento”, destaca o diretor do Fórum. O presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT), participará do evento em Passo Fundo, que contará também com a presença de outros deputados estaduais, membros dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), prefeituras, Câmaras de Vereadores e outras entidades.
A pauta da audiência regional foi discutida em reuniões preparatórias, na primeira quinzena do mês, nos municípios de Lagoa Vermelha (5/8), Nonoai (8/8) e Santo Ângelo (12/8). As duas primeiras audiências públicas regionalizadas foram realizadas em Caxias do Sul (30/5) e Canoas (5/7) e as próximas ocorrerão em Santa Maria, Pelotas e Alegrete. Já o encerramento do ciclo será em Porto Alegre, no dia 21 de outubro.