Com o objetivo de estimular os estudos científicos, a IMED promove a V Mostra de Iniciação Científica. As inscrições encerram no dia 31 de agosto e podem ser feitas através do site www.imed.edu.br.
Podem participar bolsistas e voluntários de iniciação científica, acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e comunidade em geral. Os trabalhos podem ser inscritos na categoria de Pôsteres e Artigos Científicos. Para a Coordenadora interina do Setor de Pesquisa da IMED, Dra.* Giuliana Redin, participar da MIC é fundamental para quem pretende seguir como pesquisador. “Ela é fundamental porque traz como se fosse o embrião para o futuro pesquisador, ela traz as bases para o futuro pesquisador. Qualquer programa de mestrado, ele sempre avalia a história do aluno. Então, se o aluno pretende ser um pesquisador ele vai ter que se inserir numa Pós-Graduação Stricto Senso, um mestrado inicialmente, e é muito valorizada a participação nas Mostras de Iniciação Científica porque demonstra que ele já vem tendo as bases todas da pesquisa, já vem se inserindo no diálogo que o pesquisador sempre faz”, diz Giuliana.
Segundo a professora Giuliana, a Mostra possibilita uma socialização das pesquisas, um espaço que auxilia a divulgação de informações e dos resultados obtidos. “O espaço é um espaço em que fica borbulhando ideias, então o simples fato de participar, visitar os pôsteres, participar das bancas, enfim, me parece que é um espaço muito incentivador. Então a MIC ela também quer criar isso, quer criar uma semana onde se respire pesquisa e a ideia também é que isso se irradie para as outras pessoas que não estão inseridas na iniciação científica, porque todos podem fazer pesquisa, basta ter um espírito questionador”, frisa.
Para quem ainda não realizou a inscrição, a professora da uma dica. “Na medida do possível se inscrevam, existe a modalidade do pôster que é um pouco menos complexa que o artigo científico, e se já tem um questionamento, um ponto de referência para começar, que dialogue com o professor orientador e explicite isso num pôster, onde os termos da pesquisa podem ser apresentados. E eu diria então que o pôster seria essa alternativa inicial, mas também quem já tem uma pesquisa de outros tempos e gostaria de socializar, tem a modalidade do artigo científico que é um pouco mais complexa, pressupõe já um resultado final e uma pesquisa mais consolidada, mas o espaço está aberto”, destaca Giuliana.
Informações
Os valores para a inscrição são de R$ 30,00 para Pôsteres e R$ 50,00 para Artigos Científicos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email [email protected] ou pelo telefone (54) 3045 9081.