Deve acontecer nos próximos dias a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em operar a coleta do lixo nos bairros de Passo Fundo. Com isso, os trabalhos que haviam sido contratados de forma emergencial, passam a ser administrados totalmente pela Codepas e contratados através de licitação, o que deve garantir economia aos cofres públicos.
A Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo assumiu o recolhimento do lixo quando foi rompido o contrato com a empresa que então realizava o serviço. O encerramento do contrato se deu pela não realização de um serviço adequado, o que gerou inúmeras reclamações da população e acúmulo de lixo em diversos pontos da cidade.
Para poder assumir o serviço, a Codepas contratou, de forma emergencial, uma empresa para realizar a coleta. Mas este contrato será finalizado entre nos próximos meses, quando então a empresa passa a realizar a coleta com caminhões próprios nos contêineres e através de empresa contratada por licitação nos bairros.