Mais de mil crianças já passaram pelo estande do instituto Roberto Zanatta

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Criado em 2011, o Instituto Roberto Zanatta para incentivo a leitura, literatura e artes, tem despertado o interesse dos jovens leitores durante a 14ª Jornada Nacional de Literatura. Ao longo da semana, mais de mil crianças passaram pelo espaço, superando a expectativa dos organizadores. “Nosso estande está sendo muito bem recebido pelas crianças e também pelos professores que demonstram interesse em utilizar os livros de Roberto em suas aulas”, observa a diretora do instituto, Raquel Pirovano.

No estande do instituto, crianças e pré-adolescentes ouvem contação de histórias e músicas exclusivas, todas baseadas nos livros escritos por Roberto, O Explorador e suas Aventuras, O Caça-Monstros, Mr. Xadrez em o Desaparecimento do Diamante e os lançamentos Só Perdido, As Aventuras de Astro e Mr. Pitt, o Viajante e o Macaco.

Um planetário foi construído no estande, inspirado pelas aventuras do astronauta Astro. Lá elas ouvem histórias e conseguem conhecer um pouco mais o mundo de aventura e ação criado por Roberto.

Além de todas as atividades, o espaço ainda comercializa os livros e histórias em quadrinhos de Roberto. Nas compras acima de R$ 20, as crianças levam uma caneca com espaço para pintura e desenho. Todo o valor obtido com a venda dos livros será revertido para os projetos sociais da entidade, que começa a intensificar a sua atuação na cidade.

Na terça e quarta-feira, dentro da programação paralela da jornada, estudantes lotaram uma das salas do Centro de Eventos da UPF para assistir ao curta O Explorador na Ilha Pirata, trecho do livro O Explorador e suas Aventuras, dirigido por Carlos Teston.

Sobre o instituto

O Instituto Roberto Pirovano Zanatta é uma instituição sem fins lucrativos que tem por finalidade apoiar e desenvolver programas, projetos e ações nas áreas social, cultural e artística, fortalecendo a cultura local, preservando a sua identidade. Coordenado por Raquel Pirovano e Cláudio Zanatta, busca manter vivo o trabalho desenvolvido pelo jovem escritor Roberto, que morreu em 2008, deixando uma série de obras a serem lançadas. “Buscamos através do instituto, proporcionar conhecimento para as pessoas estimulando a realização dos sonhos. Através do conhecimento o indivíduo tem a força para ir atrás da sua própria realização”, observa Raquel.

 

Gostou? Compartilhe