Redação/ON
Cerca de 110 jovens conseguem, todos os meses, uma vaga de estágio na área onde estão desenvolvendo seus estudos. Este número somente em Passo Fundo. Se forem somadas as demais cidades onde a unidade local do Ciee atua, o número de contratos sobe para 180. As informações são do supervisor executivo do Ciee de Passo Fundo, Adriano Lírio. De acordo com ele, entre os mais de 100 municípios onde atua, são encaminhados aproximadamente 720 jovens por mês para entrevistas para preenchimento das vagas de estágio.
“Cada empresa nos passa o perfil e nos informa qual atividade que o estagiário vai desenvolver e a partir dessa análise, vemos o curso compatível, porque o estudante, para entrar na empresa, precisa desenvolver atividades ligadas a sua área de formação”, explica Lírio. O melhor índice, no entanto, é o de efetivações. Segundo o supervisor, 64% dos estagiários acabam efetivados pela empresa. Para ter esse dado, são utilizadas as informações da rescisão do contrato de estágio. “Quando a empresa rescinde, ele coloca o motivo e um dos motivos que consta é a efetivação. A partir disso vamos tabulando e chegamos ao percentual”, explica.
Para participar do programa de estágios é preciso ter 16 anos ou mais e estar cursando o ensino médio ou superior. Mas se existe idade mínima, não existe idade limite, informa Lírio: “temos hoje um estagiário com 68 anos de idade”. Dentre as vagas existentes, a maior procura é por estudantes das áreas de administração, pedagogia e educação física.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas