Mulheres debatem políticas públicas durante conferência

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A terça-feira foi de discussões sobre políticas públicas voltadas para as mulheres. Cerca de 200 pessoas participaram da II Conferência Municipal de Direitos das Mulheres, realizada na Câmara de Vereadores pelo Conselho Municipal. Durante o evento foram discutidos temas como combate à violência contra a mulher, educação não sexista, geração de trabalho e renda e saúde da mulher.

Pela parte da manhã foram feitas as apresentações do evento e desenvolvidos dois painéis. O primeiro, que teve como foco as políticas públicas nos âmbitos estadual e nacional foi abordado por Cláudia Prates, representante da Marcha de Mulheres e integrante do Conselho Estadual. Já o segundo abordou as mulheres no contexto local – construindo o plano municipal de políticas para as mulheres, pela secretária de políticas para as mulheres do município de São Leopoldo.

Segundo a coordenadora do conselho municipal de Passo Fundo, Terezinha Perissinotto, a primeira edição da conferência, em 2007, resultou em mudanças no município. “Tivemos algumas das propostas atendidas, como o posto de polícia para atender mulheres transformado em Delegacia de atendimento às mulheres e também a criação da Coordenadoria e do Conselho Municipal de Direito das Mulheres, que não existia”, destacou.

Entretanto, Terezinha diz que o ideal ainda está longe de ser alcançado. A violência contra a mulher tem aumentado nos últimos anos. Dados levantados pela Coordenadoria mostram que de 2008 a 2010 o número de registros praticamente dobrou. Foram quase quatro mil casos. Até julho deste ano já foram 1.700. “Isso se deve ao fato que as mulheres também aprenderam a ser agentes e fazer as denúncias”, disse.

Gostou? Compartilhe